Educação

Alunos do Ifal organizam “vaquinha” online para custear evento acadêmico na Grécia

Por Redação com assessoria 18/01/2017 14h02
Alunos do Ifal organizam “vaquinha” online para custear evento acadêmico na Grécia
Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Foto: Divulgação

Alunos pesquisadores do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Palmeira dos Índios tiveram três trabalhos aprovados no 7° Congresso Internacional de Engenharia Civil, que ocorrerá de 19 a 22 de junho de 2017, na cidade de Atenas/Grécia. Para representar o Brasil no evento, esses estudantes precisam de ajuda financeira, pois o Ifal custeará apenas uma parte dos gastos.

Um telejornal alagoano noticiou matéria sobre os alunos e os projetos desenvolvidos por eles. Para ajudar, você deve acessar o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ifal-rumo-a-grecia e contribuir com qualquer valor, seja por meio de boleto ou cartão de crédito. Você também pode visitar a página deles no Facebook AQUI.

Conheça os projetos

“O estudo da viabilidade do uso da cinza da casca de arroz para fabricação de blocos vazados”, dos estudantes José Diogo Barbosa e Emanuel Filipe, “Análise do comportamento da borracha de pneus inservíveis na fabricação de pisos”, de Thannys Nascimento e João Marcos Ferreira, e “Ecobricks – estudo do uso da cinza do bagaço de cana para a fabricação de blocos ecológicos”, de Samantha Mendonça e Thayse Tenório, foram os artigos selecionados para apresentação oral em língua inglesa, com duração de 30 minutos.

A professora orientadora, Sheyla Marques, explica que com as cinzas da casca de arroz e do bagaço da cana de açúcar os tijolos obtidos apresentaram melhores resultados em relação à resistência à compressão. “São tijolos 3 vezes mais resistentes do que a norma estabelece”, relatou.

Sheyla acredita que a participação do evento é uma oportunidade única para os seus orientandos. “Primeiramente pela relevância do evento, depois pela cidade de Atenas, que é uma evolução da construção civil, além de ser a primeira experiência, para alguns deles, em eventos internacionais”, detalhou. Ela também destacou o fato de poder levar a conhecimento do público as pesquisas diferenciadas que são feitas no Ifal e a valorização das áreas acadêmicas e profissionais dos jovens do instituto em Palmeira dos Índios.