Geral

Familiares de presos do Baldomero denunciam falta de alimentos, água e tratamento médico

Por Redação com assessoria 26/01/2017 15h03
Familiares de presos do Baldomero denunciam falta de alimentos, água e tratamento médico
A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional recebeu familiares de reeducandos - Foto: Assessoria

Familiares de reeducandos do Presídio Baldomero Cavalcanti, que foram transferidos para o novo presídio dentro do Complexo Penitenciário, acionaram a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) nesta quinta-feira (26) para denunciar transtornos que estariam acontecendo dentro da referida unidade do Sistema Prisional.

O presidente da Comissão, Ricardo Moraes, lembrou que a unidade não havia sido inaugurada, que um módulo foi aberto para receber os detentos e ainda adiantou que as informações foram colhidas e serão investigadas junto às autoridades competentes. No caso de confirmação das denúncias, providências imediatas serão cobradas.

Os denunciantes relataram que os detentos estariam enfrentando problemas como a falta de água para beber e tomar banho, além da pouca distribuição de alimentos. As visitas estariam proibidas de entrar na unidade com alimentos. Outro ponto levantado durante a reunião com a Comissão de Direitos Humanos da OAB Alagoas foi a quantidade de presos que estariam feridos sem o devido atendimento médico.

“Nesse momento não podemos dar um parecer sobre essas informações porque precisamos acionar o órgão competente e analisar se tudo que chegou à Comissão procede. Todas as informações foram colhidas e em caso de comprovação a situação estaria bastante crítica realmente. Por isso, se comprovado, iremos tomar as providências devidas, provocando as autoridades competentes para solucionar o mais breve possível”, avaliou o presidente da Comissão, Ricardo Moraes.