Alagoas

Renan Filho se reúne com ministro para viabilizar recursos no combate à estiagem em AL

Governador solicitou apoio federal para auxiliar o Estado, que sofre com a extrema seca

Por 7 Segundos com assessoria com 7 Segundos com assessoria 03/02/2017 06h06
Renan Filho se reúne com ministro para viabilizar recursos no combate à estiagem em AL
Ministro garantiu início da construção do trecho cinco do Canal do Sertão - Foto: Guilherme Kardel

Em reunião com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, realizada na última quinta-feira (2), em Brasília, o governador Renan Filho buscou o apoio federal para a resolução de duas questões fundamentais para a população de Alagoas: a continuidade das obras do Canal do Sertão e a mitigação dos efeitos da extrema seca enfrentada em todo o Estado.

No encontro, o ministro garantiu o início da construção do trecho cinco do Canal do Sertão que, de acordo com o governador, “é uma obra muito esperada pelo povo alagoano, especialmente as pessoas que vivem no Semiárido”.

Após a conclusão deste novo trecho, o Canal do Sertão pretende levar água a mais de 160 mil habitantes nos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Monteirópolis e Olho d’Água das Flores.

Alto Sertão – Além do compromisso com o Canal, Renan Filho garantiu recursos para o abastecimento de água na zona rural dos municípios do Alto Sertão, derivando da adutora do Alto Sertão, recentemente inaugurada.

“Esta iniciativa é muito importante para o estado, já que vai atender muita gente, especialmente neste momento de seca duríssima. As pessoas precisam que, cada vez mais, o estado se estruture para que elas possam levar água para casa”, ressaltou o governador.

Após seis anos de estiagem, Alagoas sofre os efeitos da seca, considerada a pior dos últimos 50 anos. Com a falta de chuva, 42 municípios já estão em situação de emergência, com prejuízos principalmente para o setor de agricultura.

De acordo com ele, o ministro também se comprometeu em dar sequência à construção da adutora da Bacia Leiteira, que foi objeto de emendas da bancada federal de Alagoas. “A bancada se reuniu e destinou R$135 milhões para a construção da adutora, cujas obras já estão andando. Proximamente, daremos início à segunda etapa desta ação”, complementou Renan Filho.

“Foi uma reunião muito produtiva e eu agradeço ao ministro Helder Barbalho pela disponibilidade, mais uma vez. Somos sempre recebidos com extrema atenção e Alagoas é que se beneficia com essas obras estruturantes importantes no campo hídrico, sobretudo neste momento de seca”, finaliza Renan Filho.