Autorização: Projeto prevê punição para quem entrar em contato com índios isolados
A intenção do senador Jorge Viana é proteger os povos indígenas de doenças.

Será punido pela Lei do Genocídio (Lei nº 2.889/56) quem entrar em terras indígenas sem autorização da Funai e causar, mesmo sem intenção, o extermínio de povos indígenas isolados. É o que determina projeto de lei (PLS 471/2015) do senador Jorge Viana (PT-AC), que está em exame na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
A intenção do senador é proteger os povos indígenas isolados de doenças comuns à civilização. Segundo o Viana, o simples contato físico é perigoso para essas comunidades, já que não possuem imunidade para doenças comuns como a gripe e nem tratamentos adequados. O cuidado é para que a população indigena não corra o risco de ser infectada ou até mesmo exterminada.
Ainda segundo ele, o contato com os índios é delicado e por isso deve ser evitado." Mais de 70% dos índios isolados morrem nos primeiros anos quando adquirem uma doença que nós já somos imunes." alerta.
Isso ocorre quando garimpeiros , fazendeiros e até contrabandistas circulam pela região sem autorização. O contato ocorre muitas vezes sem intenção mas acaba colocando em risco a saúde dos indigenas. Por isso a proximidade com esse grupos isolados deve ser feita apenas quando houver autorização da Funai e quando a situação permitir benefício a esses povos.
Preservação da Identidade
A proposta garante preservação do modo de vida dos índios, permitindo que a iniciativa de contato venha a partir deles e não de quem estiver por perto. A pena prevista para casos de genocídios pode variar de dois a 30 anos de prisão. A proposta agora segue em processo de efetivação já que aguarda desde 2015 a designação do relator da Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania.
Últimas notícias

São Sebastião integra programa “Alagoas Sem Fome na Infância” e reforça compromisso com a primeira infância

Alagoas lidera redução da insegurança alimentar e conquista destaque no Prêmio Brasil Sem Fome

Vídeo mostra homem se masturbando dentro de van em Arapiraca

Operação contra furto de cabos resulta em seis prisões em cinco municípios de Alagoas

Hospital de Emergência do Agreste promove ação de prevenção ao câncer de mama

Gominho é internado em hospital e desabafa: "Não faz sentido"
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
