MPF/AL realiza vistoria em empreendimentos imobiliários no Litoral Norte
Cinco condomínios em início de obras na APA Costa dos Corais foram visitados pelo MPF e MP/AL na última terça-feira (07)
O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) e o Ministério Público do Estado (MP/AL) visitaram cinco empreendimentos imobiliários em construção na Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, no município de São Miguel dos Milagres e região vizinha. Fotografias e vídeos registrados comporão procedimentos para investigação dos órgãos ministeriais.
A visita ocorreu nesta terça-feira, dia 7, porque há vários inquéritos civis instaurados pelo MPF para apuração de possíveis danos ambientais. O IC no. 1.11.000.001045/2016-38 apura possível irregularidade ambiental na construção do condomínio Vila dos Pescadores (Marroquim Engenharia), na praia de Marceneiro, em Passo de Camaragibe; o IC no. 1.11.000.000046/2017-46 apura possível irregularidade ambiental na construção do condomínio Reserva Porangatu (Podium Engenharia Ltda), também em Passo de Camaragibe.
Em São Miguel dos Milagres, os empreendimentos Reserva do Toque (IC no. 1.11.000.001464/2016-70), Morada do Toque (IC no. 1.11.000.001465/2016-14), ambos da Podium Engenharia Ltda., na praia do Toque, e Reserva dos Milagres (IC no. 1.11.000.001472/2016-16), de Home Construções e Jotabê Engenharia, foram visitadas pela procuradora da República Raquel Teixeira e pelo promotor de justiça Thiago Chacon.
Diante das vistorias, foram constatados indícios de dano ambiental pelo menos no empreendimento Vila dos Pescadores, na praia de Marceneiro, que avança nos limites da faixa de praia e a proximidade a um manguezal expõe possível intenção de escoamento de esgoto para o rio.
Os membros do MPF e do MP pretendem atuar conjuntamente na fase de investigação e de possível adoção de medidas preventivas na região, a fim de evitar que estes e outros empreendimentos imobiliários arrisquem o desenvolvimento sustentável do turismo na região, bem como ponham em risco a saúde pública com poluição dos recursos hídricos na localidade.
A procuradora da República Raquel Teixeira pretende ainda solicitar laudo aos técnicos ambientais da 4aCâmara de Coordenação e Revisão, que é a câmara temática do meio ambiente e patrimônio cultural do MPF.
Para a procuradora da República Raquel Teixeira, a atuação do MPF pode evitar danos ao meio ambiente e o comprometimento da região ainda preservada da ação degradante dos seres humanos. “Com essas averiguações, vamos apurar possíveis irregularidades e adotar medidas para evitar que a construção desses empreendimentos causem dano ao meio ambiente sem o devido licenciamento ambiental e o acompanhamento técnico dos órgãos competentes”, explicou.
Veja também
Últimas notícias
Homem que matou mulher com 15 facadas após suspeitar furto de carteira é condenado a 16 anos em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Caetano Veloso e Maria Bethânia concorrem ao Grammy 2026 na categoria de Melhor Álbum de Música Global
TJAL entrega 156 títulos de propriedade em Maribondo na próxima segunda (10)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
