Corregedoria restabelece desconto de 50% para taxas de cartórios referentes ao primeiro imóvel
Decisão foi publicada no Diário da Justiça desta quarta (22), assim como o provimento nº 13/2017, que já dispõe sobre a redução do valor cobrado
O corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Paulo Lima, determinou, nesta terça-feira (21), que os emolumentos incidentes sobre todos os atos de registro referentes à primeira aquisição de imóvel para fins residenciais, financiada pelo Sistema Financeiro da Habitação, serão reduzidos em 50%, conforme aplicação do artigo 290 da Lei de Registros Públicos.
A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta (22), assim como o provimento nº 13/2017, que já dispõe sobre a redução do valor cobrado. Na decisão, o corregedor reconheceu e declarou a nulidade absoluta do provimento CGJ/AL nº 4, de 17 de fevereiro de 2016, e, por consequência, revogou o provimento CGJ/AL nº 11, de 29 de abril de 2011, ambos editados pela Corregedoria-Geral da Justiça.
O pedido para que o desconto voltasse a ser concedido pelos cartórios de Alagoas foi formulado pelo deputado estadual Rodrigo Cunha. Ele alegou que, há cerca de um ano, Alagoas é o único estado da federação brasileira que não cumpre a lei federal nº 6.015/73, que trata do desconto na compra do primeiro imóvel.
Alegações de irregularidades em taxas
Na próxima terça-feira (28), o Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas julgará o processo administrativo referente às alegações de irregularidades no aumento de taxas cobradas pelos cartórios segundo a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (ADEMI).
O presidente do Poder Judiciário, desembargador Otávio Leão Praxedes, destacou a importância da celeridade na análise dos argumentos da associação a fim de garantir o pleno exercício do direito dos jurisdicionados.
Últimas notícias
Tragédia na AL-220: colisão deixa seis mortos, incluindo criança e recém-nascido, no Sertão de Alagoas
Homem é preso por violência doméstica contra companheira grávida em Arapiraca
Quadrilha armada invade festa, faz reféns e jovem é morto em Anadia
Trump ameaça vice venezuelana e diz que ela pode "pagar preço maior"
Forças armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina
Yasmin Sensação é anunciada como atração surpresa do Verão Massayó
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
