Tempo

Chuvas em Maceió já estão acima do esperado para o mês de maio, diz Defesa Civil

Com chuvas acima da média, Defesa Civil fica em estado de alerta para atender ocorrências

Por 7 Segundos Maceió 26/05/2017 12h12
Chuvas em Maceió já estão acima do esperado para o mês de maio, diz Defesa Civil
Deslizamentos e pontos de alagamentos são registrados em Maceió - Foto: Cortesia

A Prefeitura de Maceió informou na manhã desta sexta-feira (26) o balanço das ocorrências recebidas durante o período chuvoso que atinge a capital alagoana desde o último domingo (21). O volume de água já superou o índice histórico de 382 milímetros registrados no período entre os anos de 1961 e 1990.

Ainda segundo o órgão, estavam sendo esperados 382,2 milímetros de chuvas, mas o volume chegou a 450mm, ou seja 8% a mais que o previsto para o mês de maio. O bairro do Antares registrou 450,8 milímetros, o Santos Dumont 395,2 mm e o Benedito Bentes 390,4 mm. O bairro de Ipioca, localizado na parte baixa apresentou até a manhã de hoje 387,6 mm.

O secretário adjunto Especial da Defesa Civil, Dinário Lemos, informou que as ações na capital estão sendo reforçadas pela parceria com a Secretaria de Infraestrutura e a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) para evitar maiores transtornos na cidade. 

O vice-prefeito Marcelo Palmeira fez um apelo para os moradores de áreas de risco. “Orientamos que, nesse período de fortes chuvas, essas pessoas procurem casas de parentes e aguardem a Defesa Civil avaliar a localidade e o encaminhamento das ações, inclusive, de remanejamento. Mesmo com o nosso trabalho é preciso se prevenir de possíveis acidentes”, disse.

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estima que o quadro chuvoso permaneça em nível moderado a forte até o próximo domingo (28).