MPT/AL discute parceria para melhorar condições de trabalho de marisqueiras
Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade e ONG se reuniram com procuradora do Trabalho

Buscando unificar e otimizar iniciativas de melhoria nas condições laborais das marisqueiras da orla lagunar de Maceió, o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) recebeu, na última quinta-feira (20), representantes do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e da Organização Não-Governamental Visão Mundial.
Coube à procuradora do Trabalho Virgínia Ferreira comandar o encontro pelo órgão ministerial, que pretende disponibilizar recursos decorrentes de procedimentos e ações trabalhistas para estruturar local adequado onde as marisqueiras possam trabalhar. O MPT/AL também quer capacitar as marisqueiras, incentivando-as a se organizarem em cooperativas e profissionalizarem a gestão do serviço.
“Uma atuação conjunta do poder público, iniciativa privada e terceiro setor poderá mudar a realidade dos trabalhadores da orla lagunar, que labutam sob condições precárias e incompatíveis com a dignidade da pessoa humana. Se conseguirmos efetivar ações que adequem o meio ambiente de trabalho e valorizem o sururu, agregando valor ao produto, daremos, consequentemente, uma boa oportunidade para as marisqueiras melhorarem significativamente de vida”, explicou a procuradora.
Projetos
O IABS conta com o apoio do Fundo Multilateral de Investimento (Fumin) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aperfeiçoar as cadeias produtivas relacionadas à extração do sururu na Lagoa Mundaú e no centro pesqueiro do Jaraguá.
Trata-se do Projeto Maceió Mais Inclusiva Através da Economia Popular e do Programa Maceió de Frente para Lagoa, que segundo a Prefeitura da Capital, beneficiarão 1.600 famílias com incremento de renda, só na área de pesca. No momento, o projeto, que está sendo executado pelo IABS, encontra-se na fase de diagnóstico a fim de conhecer o perfil dos trabalhadores e entender o processo de produção.
Já a ONG Visão Mundial possui um projeto que tem o patrocínio da montadora de veículos Volkswagen e pretende investir na modernização das condições de trabalho da marisqueira. O Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, que já atua no apoio a cooperativas de reciclagem de produtos em Maceió, também deve ser parceiro do Ministério Público do Trabalho na atuação junto aos trabalhadores da orla lagunar.
Últimas notícias

Prefeitura faz interdição temporária em parte da calçada atingida por desabamento de muro no Lago Goiti

Prefeita de Palmeira dos Índios busca novas parcerias com a Caixa Econômica em Maceió

Vacinação contra a meningite bacteriana é ampliada em Penedo para crianças de 12 meses

1ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres mobiliza Penedo e fortalece vozes femininas

Filme dirigido por arapiraquense Tarcísio Ferreira traz olhar poético sobre diversidade

Governo de Alagoas abre edital para ampliar vagas de acolhimento de pessoas em situação de rua
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
