Política

Câmara homenageia ex-vereador e diretor da extinta Sucam

A homenagem foi proposta pelo vereador Sílvio Camelo (PV)

Por Ascom CMM 08/05/2018 15h03
Câmara homenageia ex-vereador e diretor da extinta Sucam
Câmara homenageia ex-vereador e diretor da extinta Sucam - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Maceió realizou sessão solene nesta segunda-feira (7) para entrega da Comenda Mário Guimarães ao funcionário público federal aposentado e ex-vereador por Medina, em Minas Gerais, Hélbio Fernandes Moraes, 90. A homenagem foi proposta pelo vereador Sílvio Camelo (PV) e aprovada, por unanimidade, pelos demais parlamentares da Casa.

Hélbio Moraes é alagoano de Marechal Deodoro, mas reside há muitos anos na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, de onde viajou até Alagoas para, exclusivamente, receber a comenda nesta segunda-feira. Em seu vasto currículo, o homenageado tem significativa contribuição à saúde pública no combate às endemias, ocupando o cargo de diretor-geral da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) do Ministério da Saúde. Além disso, foi fundador do Diretório Municipal do Partido Social Cristão (PSC), também em Medina, onde atuou como vereador na década de 1970.

Em seu discurso, Hélbio Moraes agradeceu ao vereador Sílvio Camelo pela iniciativa e disse que a homenagem ainda é mais importante por ele receber em vida e, também, pela comenda levar o nome de um renomado jurista e poeta de terras alagoanas.

“Enche-me de orgulho voltar a esta terra de Alagoas para receber tão honrosa homenagem, com uma comenda que leva o nome de Mário Guimarães, grande advogado e homem das letras. Não posso deixar de reconhecer tamanha generosidade do vereador Sílvio Camelo e de seu pai, Antônio Camelo, meu amigo de longa data. Também gostaria de registrar meu reconhecimento a esta Casa legislativa por ter aprovado a entrega. Volto a Niterói com o coração cheio de alegria. Sei que a vida é feita de momentos de amargura e, por outro lado, de felicidade. Esta segunda hipótese me toma a alma nesse instante”, declarou.

Por sua vez, o vereador Sílvio Camelo alertou para o momento de falta de credibilidade pelo qual passa a política, ressaltou a necessidade do resgate da imagem dos representantes do povo para espelhar em Helbio Moraes a imagem de um homem público cujo nome permanece intacto e preservado como reserva moral.

“Um homem dedicado à vida pública tanto como servidor público e político. Num momento tão difícil pelo qual passa a política no Brasil, é motivo de orgulho podermos homenagear, por meio de iniciativa de minha parte e aprovada pelos meus colegas vereadores, o doutor Hélbio Moraes com a Comenda Mário Guimarães. Ele deu sua enorme contribuição ao combate às endemias no Brasil, na extinta SUCAM, e também atuou como honrado vereador em Minas Gerais. Por tudo, é justa lembrança, em vida, deste grande homem por parte da Câmara de Vereadores de Maceió”, declaro Camelo.