Em audiência pública na ALE, Governo do Estado discute Orçamento para 2019
Peça orçamentária que fixa a despesa para o exercício financeiro do próximo ano foi estimada em R$ 9,8 bilhões

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), apresentou, nesta quinta-feira (22), o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício financeiro de 2019. A peça, na ordem de R$ 9.802.390.049, foi discutida em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).
Convocada pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia da ALE, deputado Inácio Loiola (PDT), a audiência abordou o Projeto de Lei Nº 651/2018, que estima a receita e fixa a despesa do Executivo para o ano que vem.
"É uma oportunidade única de discutir, junto à sociedade, o ponto de partida para o desenvolvimento de todas as ações e políticas públicas que vão impactar a vida de cada alagoano daqui para a frente. O momento é imprescindível para sanar dúvidas em relação à peça orçamentária de 2019 e, também, para que a gente possa exercitar, cada vez mais, alguns princípios tão importantes na administração pública, como transparência e construção coletiva”, afirmou o secretário especial do Planejamento e Orçamento, Tadeu Barros.
Desta vez, a novidade no Projeto é o Orçamento Criança e Adolescente (OCA), um recorte do total da peça orçamentária que destaca os recursos destinados a ações e programas voltados a este público em específico.
“O OCA facilita que a população e os parlamentares acompanhem, de forma mais prática, o gasto público e as políticas desenvolvidas com foco nas crianças e adolescentes do nosso estado. É mais uma iniciativa que reforça o compromisso do governo com a transparência na máquina pública alagoana”, destacou o superintendente do Orçamento Público da Seplag, Wagner Sena.
A expectativa é que a Assembleia Legislativa aprove o Projeto de Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2019 até o fim de dezembro.
Além de representantes da Secretaria do Planejamento, a audiência contou com a presença da sociedade civil, de representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público Estadual.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
