MPT aguarda julgamento de liminar que pede reintegração de jornalistas da TV Gazeta
Julgamento deve ocorrer até esta terça (15); expectativa é que decisão seja favorável aos profissionais

O Ministério Público do Trabalho (MPT) aguarda que a 2ª Vara do Trabalho de Maceió julgue, ainda nesta semana, o pedido – em caráter de urgência - que pede a reintegração imediata de 15 jornalistas demitidos da TV Gazeta e TV Mar. No último dia 9, o MPT ajuizou ação civil pública contra as empresas da Organização Arnon de Mello, por realizarem dispensas discriminatórias de profissionais que participaram de greve contra a redução do piso salarial.
De acordo com a diretoria da 2ª VT da Capital, o pedido liminar do processo 0000609-60.2019.5.19.0002 deve ser julgado até esta terça-feira, 16. Segundo a direção, a minuta da decisão já está no gabinete do juiz responsável para assinatura e revisão.
A expectativa do Ministério Público do Trabalho é que a decisão seja favorável aos profissionais de comunicação, diante da conduta antissindical das empresas de demitirem os jornalistas que aderiram à greve da categoria. Na ação civil pública, o MPT requer ao judiciário que a TV Gazeta e TV Mar reintegrem os jornalistas nas mesmas funções exercidas antes do movimento grevista, com o ressarcimento de todo o período de afastamento e pagamento das devidas remunerações legais.
O MPT também pede que as empresas não dispensem empregado por participação em atividades sindicais e sejam proibidas de cometer qualquer ato que represente cerceamento à liberdade sindical. Para o Ministério Público do Trabalho, as empresas feriram dispositivos da Constituição Federal sobre o direito de greve e convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que tratam da sindicalização de trabalhadores. As demissões dos profissionais, segundo o MPT, também atentam contra pactos e declarações internacionais de direitos humanos.
A primeira audiência judicial sobre a demissão dos jornalistas da TV Gazeta e TV Mar acontece no próximo dia 24 de julho, às 8h35, na 2ª Vara do Trabalho de Maceió. A audiência terá participação do Ministério Público do Trabalho, autor da ação.
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
