Cientistas criam vodca feita com materiais de Chernobyl
Bebida ajudará financeiramente as comunidades locais da zona
Após 33 anos do maior desastre nuclear da história, cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, criaram uma vodca produzida com água e grãos colhidos na zona de Chernobyl, na Ucrânia. A bebida desenvolvida se chama "Atomik" e, segundo os pesquisadores, o processo de destilação retirou qualquer índice de radiotividade.
No dia 26 de abril de 1986, o reator número quatro na central da usina nuclear de Chernobylexplodiu. Durante a madrugada daquele dia, uma enorme bola de fogo destruiu o teto do edifício de 500 toneladas e liberou no ar nove toneladas de partículas radioativas.
A tragédia liberou uma radiação maior que a das bombas de Hiroshima e Nagasaki e matou 32 pessoas. Mas outras milhares perderam a vida nos anos seguintes. A nuvem nuclear atingiu a Europa e contaminou quilômetros de vegetação.
O produto é o primeiro feito com matérias-primas da área de Chernobyl. Um dos cientistas, Jim Smith, disse que pretende produzir mais garrafas da vodca "Atomik" para o destilado ser vendido em maior escala. O objetivo é destinar 75% dos lucros para as comunidades locais, que ainda sofrem por conta do acidente nuclear.
"Nós não acreditamos que a Zona de Exclusão deva ser usada intensivamente para agricultura. Mas muita gente ainda vive em outras áreas onde a agricultura ainda é proibida", disse Smith, em uma entrevista ao site da Universidade de Portsmouth.
Últimas notícias
Carlos diz que hospital perto não garante atendimento ágil a Bolsonaro
Governo Trump, no entanto, mantém acusação de narcotraficante
Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital e exige laudo médico
EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles
Lutador de Muay Thai é preso suspeito de matar professor após discussão por dívida trabalhista
Jovem de 21 anos é assassinado a tiros na Vila Betel, em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
