Economia

Correntistas da Caixa têm até este domingo para autorizar saques do FGTS no dia 27

Ao autorizar crédito em conta, correntista receberá o dinheiro no mesmo calendário de quem tem conta poupança na Caixa

Por G1 22/09/2019 13h01
Correntistas da Caixa têm até este domingo para autorizar saques do FGTS no dia 27
Caixa inicia pagamento de FGTS; saiba como sacar - Foto: Agência Brasil

Termina neste domingo (22) o prazo para quem tem conta corrente na Caixa autorizar crédito automático de até R$ 500 por conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e poder ter o dinheiro liberado na próxima sexta-feira (27).

A Caixa Econômica Federal prorrogou o prazo para quem tem conta corrente individual, conjunta ou fácil e conta poupança conjuntapoder aderir ao crédito automático dos valores do FGTS. Antes o prazo estabelecido era 25 de agosto. Com o novo calendário, os correntistas têm as seguintes opções: 

Nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril: adesão ao saque até 08/09 para receber em 13/09

Nascidos em maio, junho, julho e agosto: adesão ao saque até 22/09 para receber em 27/09

Nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro: adesão ao saque até 04/10 para receber em 09/10

Quem fizer a opção ao saque a partir de 5 de outubro receberá os valores do FGTS na conta corrente indicada até 20 dias após a adesão

Assim, os nascidos de janeiro a abril que não fizeram a adesão ao saque até o dia 8 de setembro podem fazê-lo agora, mas receberão o dinheiro até 20 dias após o pedido.

Já o trabalhador que nasceu em outubro e fez a opção pelo crédito em conta corrente no dia 20 de setembro, por exemplo, receberá os valores no dia 9 de outubro. 

Esse crédito automático em conta vale somente para quem abriu conta na Caixa até o dia 24 de julho deste ano. Quem abriu a conta após essa data terá direito ao dinheiro a partir de 18 de outubro, de acordo com o calendário de quem não tem conta na Caixa (veja abaixo o cronograma).

Já quem tem conta poupança individual na Caixa recebe automaticamente o dinheiro, sem necessidade de autorizar o crédito. Esses depósitos começaram em 13 de setembro (veja abaixo o calendário). 

No entanto, caso não queira retirar o dinheiro, o detentor da conta poupança tem até o dia 30 de abril de 2020 para informar a Caixa que prefere que o valor seja mantido no Fundo de Garantia. 

O saque imediato de até R$ 500 não tem relação com o saque-aniversário, que só começa a ser pago em abril de 2020.