Justiça

Candidatos realizam prova para juiz substituto do TJAL

Presidente do Tribunal acompanhou a aplicação do exame neste domingo (6)

Por TJ/AL 06/10/2019 11h11
Candidatos realizam prova para juiz substituto do TJAL
Certame teve 7.729 inscritos - Foto: Assessoria

A prova objetiva do concurso para juiz substituto do Poder Judiciário de Alagoas está sendo aplicada na manhã deste domingo (6), em Maceió. Ao todo, 7.729 candidatos se inscreveram no certame, que oferta 20 vagas.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, acompanhou a realização do concurso em um dos locais de prova. Segundo o desembargador, a seleção vai suprir a carência de juízes no estado.

"Temos exatamente 20 comarcas vagas que esperamos preencher com esse concurso. É algo absolutamente importante para a sociedade, porque a população não pode ficar sem a presença do estado-juiz".

Os portões foram fechados às 8h30. Os candidatos terão cinco horas para responderem 100 questões de múltipla escolha.

O processo seletivo, organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), terá ainda outras quatro etapas: provas escritas (discursiva e de sentenças); sindicância da vida pregressa, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico; prova oral; e avaliação de títulos.

"Um bom juiz, além de estar tecnicamente preparado, precisa ser um humanista. Precisa antever as consequências de suas decisões, estar antenado com os problemas das pessoas e precisa ser um juiz compromissado com o devido processo legal", avaliou o presidente do TJAL.

De acordo com o juiz Ygor Figueirêdo, coordenador da comissão do concurso, o certame deve ser finalizado em meados de novembro de 2020. "Nosso objetivo é nomear os aprovados ainda no ano que vem", disse.

O subsídio atual para o cargo de juiz substituto do Poder Judiciário de Alagoas é de R$ 30.404,42. "A concorrência é grande, foram quase 8 mil candidatos. Tenho certeza de que serão selecionados bons juízes", ressaltou o magistrado.