Geral

Com iniciativa da AAPPE, Projeto de Arteterapia auxilia no tratamento de crianças com transtornos em Alagoas

A apresentação acontece na segunda-feira (09), às 14h30, no Centro Cultural Arte Pajuçara

Por Assessoria 06/12/2019 18h06
Com iniciativa da AAPPE, Projeto de Arteterapia auxilia no tratamento de crianças com transtornos em Alagoas
Com iniciativa da AAPPE, Projeto de Arteterapia auxilia no tratamento de crianças com transtornos em Alagoas - Foto: Divulgação

Como um reflexo do ser humano, a arte, em diversos momentos, pode representar a essência e os sentimentos de um indivíduo. Mais além, como uma expressão não verbal, a arte favorece a exploração, a expressão e a comunicação de aspectos dos quais o ser humano não está consciente. Neste sentido, a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) desenvolveu junto à Clínica Integrar o Projeto de Artetetapia, inspirado nas obras Abaporu e Operários, de Tarsila do Amaral, para auxiliar no tratamento de crianças com desvio no desenvolvimento físico, intelectual ou auditivo, atendidas pela instituição. A apresentação do projeto acontece nesta segunda-feira (09), às 14h30, no Centro Cultural Arte Pajuçara, no bairro de Pajuçara, em Maceió, e conta com atividades realizadas pelas próprias crianças.

A psicóloga, arteterapeuta e coordenadora do projeto, Marcia Elisa, falou sobre a importância da iniciativa para contribuir no desenvolvimento das crianças que possuem algum tipo de deficiência. “O projeto é importante tanto pela possibilidade de comunicação de conteúdos do inconsciente como na liberação de potenciais latentes que essas crianças têm, aumentando assim sua autoestima com a valorização de seus potenciais”, explicou a especialista.

A programação do evento conta com exposição de obras produzidas pelas crianças atendidas pela AAPPE, apresentação das músicas “Brasil, Mostra a Tua cara” e “Asa Branca” e ainda uma apresentação de teatro nomeada como “Tarsila”. O evento irá reunir amigos, pais e familiares das crianças envolvidas no projeto, além da equipe terapêutica da instituição. A presidente da AAPPE, Iraê Cardoso, também irá prestigiar a apresentação.

Uma iniciativa da AAPPE, o Projeto de Arteterapia, inspirado nas obras Abaporu e Operários, de Tarsila do Amaral, conta com o apoio e organização do Núcleo de Assistência Integrar, da Clínica Integrar, uma instituição que presta serviços de reabilitação nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, sem fins lucrativos.