Saúde

Hospital da Mulher completa 4 meses é reconhecido pelo bom atendimento

Reportagem da TV Cidadã conversou com o secretário de Saúde Alexandre Ayres

Por 7Segundos 15/01/2020 12h12
Hospital da Mulher completa 4 meses é reconhecido pelo bom atendimento
TV Cidadã Alagoas no Hospital da Mulher - Foto: Reprodução

A reportagem da TV Cidadã Alagoas esteve no Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira - que completou quatro meses, no dia 29 de setembro de 2019 - para comprovar o excelente serviço prestado à população de Alagoas. Orçada em R$ 30,8 milhões, com 127 leitos e capacidade de seis mil atendimentos por mês, a unidade de saúde ampliou e melhorarou os serviços de baixa e média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os serviços que ofertados no prédio estão o de obstetrícia, puerpério, endocrinologia, ginecologia, colposcopia, mastologia, cardiologia, anestesia e cirurgia ginecológica. Uma equipe interdisciplinar e multiprofissional é responsável pelo atendimento nos ambulatórios de ginecologia, colposcopia, cirurgia ginecológica, planejamento familiar, mastologia, anestesia, psicologia, otorrino, cardiopediatria, infectologia, nutrição, pediatria, proctologia, neonatologia, psiquiatria, fonoaudiologia e obstetrícia. Também integram a equipe de biomédicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de radiologia e de laboratório.

Na oportunidade, a jornalista Juliana dos Anjos, da TV Cidadã conversou com o secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, que falou sobre os pilares da gestão. "A ideia foi que tívessemos um planejamento para que a gente pudesse reduzir as despesas da Saúde e investir e priorizar na Atenção Básica e a construção de novas unidades hospitalares. Diante disso, entregamos o Hospital da Mulher, um hospital brilhante, que tem feito um grande trabalho", destacou Ayres.

Desde que foi inaugurado, o Hospital da Mulher já realizou 4295 atendimentos, mais de 700 partos (405 normais). A estrutura oferecida no Centro de Parto Normal chama atenção. O objetivo, segundo o secretário é possibilitar um atendimento humanizado as gestantes do Estado. "Nós temos cinco centros cirurgicos, onde estamos realizando cirurgias cesarianas e eletivas. Mas o grande 'xodó' do Hospital é o centro de parto normal, onde temos incentivado o parto humanizado visando recuperar a cultura dos nossos antepassados', enfatizou o secretário. 

"Os avanços não pararam por aí. Nós entregamos duas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], uma no Jacitinho e outra no Tabuleiro, que já tem atendido 10 mil pessoas por mês. Um grande número e uma ala hospitalar muito moderna, com equipamentos de última geração. A ideia é recuperar o tempo perdido", complementou o secretário. 

Confira a reportagem na íntegra: