STJ libera nomeação de Sergio Camargo para Fundação Palmares em Alagoas
Presidente Jair Bolsonaro havia garantido, em dezembro do ano passado, que reconduziria o jornalista ao posto com decisão favorável

O jornalista Sérgio Camargo, que negou a existência do “racismo real” e defendeu a extinção do movimento negro, disse nesta quarta-feira (12/02/2020) que vai ser reconduzido à presidência da Fundação Cultural Palmares.
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, atendeu o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e decidiu derrubar a liminar que impedia Camargo de assumir o posto.
Em rede social, Camargo revelou que a liminar foi derrubada e garantiu a retomada ao posto de presidente da Fundação. “Caiu a liminar que me afastou da presidência da Fundação Cultural Palmares. Serei reconduzido ao cargo. Grande dia”, escreveu, em rede social.
Dias após a Justiça barrar a nomeação de Camargo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) garantiu que a decisão seria revertida. “O afastamento de Sérgio Camargo da Fundação Cultural Palmares se deu por causa de decisão judicial. Caso nosso recurso seja vitorioso, eu o reconduzirei à presidência da Fundação”, prometeu.
Apesar da “garantia” do retorno, Camargo foi conduzido ao cargo pelo ex-secretário da Cultura, Roberto Alvim, demitido após parafrasear discurso do ministro da Propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels.
Agora, a pasta é comandada pela atriz Regina Duarte. Ela ainda não se pronunciou com clareza sobre a nomeação do antecessor.
Procurado, o Ministério do Turismo afirmou que não sabe sobre a volta do jornalista para a presidência da fundação. A Secretaria da Cultura não se manifestou.
Decisões
O jornalista estava impedido de assumir o cargo após medida liminar da Justiça Federal do Ceará, em dezembro do ano passado. O governo federal entrou com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) no início deste mês para tentar reverter as decisões judiciais.
A Advocacia-Geral da União (AGU) já havia recorrido uma vez da decisão, mas foi derrotada em segunda instância, e agora apelou à terceira.
Veja também
Últimas notícias

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência

Veículo pega fogo na Avenida Durval de Góes Monteiro em Maceió

Rafael Brito impulsiona preparação de alunos da rede pública com aulões do Enem

Arapiraca realiza encontro e campeonato de bandas e fanfarras

SMTT inicia mudanças no trânsito do Centro de Arapiraca nesta segunda-feira (13)
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
