IMA faz alerta sobre queimas controladas em áreas rurais
O uso do fogo é proibido em áreas urbanas, pode causar danos ao ambiente e ainda colocar em risco a população

Com o aumento da temperatura, principalmente durante o período de verão, aumentam também o calor e o número de áreas queimadas, em todo o Estado. Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) alertam que o uso do fogo é liberado apenas em determinadas situações, infrações podem causar até processos administrativos e aplicação de multas.
“O uso do fogo só é permitido em áreas rurais e apenas em alguns tipos de atividades como práticas agrícolas, pastoris ou florestais, mediante a autorização de queima controlada”, explica Izabel Nepomuceno, gestora ambiental e graduanda em engenharia florestal.
As pessoas que costumam limpar áreas com folhas ou plantas secas utilizando o fogo, principalmente dentro de áreas urbanas, podem causar diversos danos ao ambiente e ainda provocar acidentes. A Lei Estadual 7.454/2013 estabelece que “fica proibido, desde 2014, o uso do fogo, mesmo como queima controlada, de qualquer vegetação ou de qualquer espécie, em áreas urbanas”, comenta Izabel.
Os interessados em utilizar o fogo controlado nas atividades agropastoris e florestais, em propriedades e posses rurais, precisam solicitar ao IMA/AL uma autorização.
O passo a passo é definido pela Instrução Normativa 02/2017 que disciplina os procedimentos, considerando o inciso I do artigo 38 da Lei Federal 12.651/2012; as determinações contidas no Decreto Federal nº 2.661/1998; e os procedimentos previstos na Lei Estadual 7.454/2013.
A autorização pode ser requerida com um prazo de 30 dias anterior à atividade e terá validade por 120 dias, a partir da emissão. O interessado terá que apresentar o comprovante de propriedade ou de justa posse do imóvel; cronograma da queima controlada; mapa georreferenciado; inscrição do imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outros.
Após a emissão a autorização fica condicionada também ao que a lei permite, se colocar em risco a vida ou causar danos ambientais, por exemplo, pode ser suspensa.
As pessoas que forem pegas podem ter empreendimentos embargados e até serem autuadas, o valor das multas variam conforme o tamanho da área e podem ser agravadas se estiver dentro de uma Unidade de Conservação. Quem encontrar áreas com fogo deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e denunciar a prática através do aplicativo IMA Denuncie ou do Whatsapp direto do órgão ambiental: 88339397.
Veja também
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
