Política

Jó Pereira está entre as 20 brasileiras ouvidas em projeto internacional sobre mulheres na política

Projeto Emergência Política Mulheres está ouvindo 120 parlamentares e estudiosas de seis países

Por Assessoria 13/02/2020 19h07
 Jó Pereira está entre as 20 brasileiras ouvidas em projeto internacional sobre mulheres na política
Jó Pereira está entre as 20 brasileiras ouvidas em projeto internacional sobre mulheres na política - Foto: Assessoria

A deputada estadual Jó Pereira está entre as 20 entrevistadas brasileiras pelo projeto Emergência Política Mulheres. Coordenado pelo Instituto Update, o projeto está ouvindo 120 parlamentares e estudiosas de seis países (México, Colômbia, Brasil, Bolívia, Chile e Argentina) da América Latina, sobre as transformações no poder criadas pelas mulheres ao ingressar na política.

A entrevista foi concedida nesta quinta-feira (13), na sede do Instituto, em São Paulo, para Beatriz Pedreira (co-fundadora e coordenadora da área de pesquisa do Update), Larissa Dionísio (produtora executiva) e Patrícia Rangel (analista de pesquisa). Jó respondeu questionamentos sobre o papel da mulher na política, as experiências que lhe despertaram para ingressar na área, apoio partidário, desafios, conquistas, entre outros pontos.

O mapeamento para escolha das 120 entrevistadas ocorreu em parceria com instituições de cada país, com a colaboração do Gênero e Número e do Instituto Alziras, no Brasil. A previsão é que os resultados do estudo sejam divulgados no final de maio deste ano, em um lançamento nacional.

O Emergência Política Mulheres é um projeto sobre mulheres e inovação política, que visa investigar as práticas, agendas e desafios das lideranças femininas e entender como a presença feminina está atualizando a democracia do século 21, nos seis países envolvidos no trabalho. A proposta pretende também criar novas referências e impulsionar mais mulheres a se candidatarem para cargos eletivos.

Sobre Jó

Em seu segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Alagoas, a advogada Jó Pereira foi eleita, em 2018, como a mais votada entre os 27 deputados do parlamento estadual.

Por seu trabalho em prol do empoderamento feminino, Jó Pereira foi indicada para participar do projeto Emergência Política Mulheres pelo Instituto Alziras, organização nacional sem fins lucrativos focada na ampliação da representação feminina na política, por meio do fortalecimento de candidaturas e mandatos de mulheres em todo o país.