Sobrevivente da Chacina do Benfica é um dos condenados por crime de racismo contra Maju Coutinho
Ele é um dos responsáveis por manter perfis falsos em redes sociais usados para acessar a página da emissora e proferir injúrias contra a jornalista
Um dos homens condenados por crimes de racismo e injúria racial contra a jornalista Maju Coutinho, da Rede Globo, é um sobrevivente da Chacina do Benfica, ocorrida em Fortaleza em 2018. Rogério Wagner Castor Sales está entre os três feridos que sobreviveram à chacina. Sete pessoas morreram no crime.
Ele é um dos responsáveis por manter perfis falsos em redes sociais usados para acessar a página da emissora e proferir injúrias contra a jornalista, referindo-se a sua etnia e cor. O caso aconteceu em 2015. A condenação, determinada pela Justiça de São Paulo, foi divulgada nesta terça-feira (10).
Além de Rogério Wagner, Erico Monteiro dos Santos também foi condenado. Os dois também vão responder por corrupção de menores por terem induzido três adolescentes à prática do mesmo crime.
A decisão foi assinada pelo juiz Eduardo Pereira dos Santos Júnior, da 5ª Vara Criminal da Comarca da Capital. Nela, o juiz afirmou que "os réus, deveras, incitaram e induziram a discriminação e o preconceito de raça e cor".
"O ataque racista, desse modo, não estaria restrito a um gueto ou ao submundo da internet no qual transitavam os acusados. Ao atacar figura pública emblemática, os réus visavam - e de alguma forma obtiveram - ampla repercussão de suas mensagens segregacionistas", escreveu o juiz.
As penas variam de cinco a seis anos de reclusão em regime semiaberto e aplicação de multa.
Outros dois réus, Kaíque Batista e Luis Carlos Félix de Araújo, foram absolvidos por insuficiência de provas.
CHACINA DO BENFICA
A série de ataques ocorreu na noite de 9 de março de 2018, em dois pontos do Bairro Benfica. Um deles a Praça da Gentilândia, ponto de encontro de universitários que estudam no entorno. O outro, próximo à sede da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), onde estava Rogério Wagner.
Veja também
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
