Bancos estão negando crédito para pequenas empresas, diz Sebrae

A maioria das empresas de pequeno porte no Brasil está tendo negado pedido de empréstimos nos bancos, afirmou nesta quinta-feira o Sebrae, entidade do setor.
Segundo o órgão, em pesquisa com pequenos empreendedores 60% deles afirmaram que não conseguiram crédito desde o início da crise deflagrada por medidas de isolamento social tomadas por governos para conter a pandemia do coronavírus.
Segundo o Sebrae, esse foi um dos motivos que levaram os pequenos negócios a demitir empregados. Nos últimos 15 dias, cerca de 18% dos empresários revelaram ter feito demissões.
"Considerando o universo de 17,2 milhões de pequenas empresas no Brasil, isso significa que aproximadamente 3 milhões de empreendimentos já demitiram aproximadamente 9 milhões de trabalhadores (média de três empregados por empresa)", afirmou o Sebrae em comunicado.
Segundo a pesquisa, 73% das empresas já consideravam sua situação financeira razoável ou ruim antes da pandemia. Com a crise, quase 88% delas viram seu faturamento cair (com perda média de 75%) e a estimativa é que as empresas consigam permanecer fechadas tendo dinheiro para pagar as contas por mais 23 dias.
O estudo mostrou também que mais de 62% dos negócios interromperam temporariamente as atividades ou fecharam as portas definitivamente (o equivalente a 602 mil empresas). Entre os 38% que seguem abertos, a maioria passou a atuar apenas pela internet ou adotaram horário reduzido.
Na semana passada, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) afirmou que as demissões no setor alcançaram entre 600 mil e 800 mil trabalhadores no país.
Veja também
Últimas notícias

'Serial Killer': Albino dos Santos tem mais dois julgamentos previstos em outubro e novembro

Prévias carnavalescas 2026 de Maceió iniciam em janeiro; saiba datas e locais

Idoso é preso por importunação sexual contra uma criança de 12 anos em Delmiro

Motociclista flagrado arrastando cachorro em Rio Largo é identificado pela Polícia Civil

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Homem despenca de 90 metros de altura com picape, que fica toda destruída, mas ele escapa com ferimentos leves
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
