Projeto CITox da Ufal esclarece dúvidas sobre substâncias tóxicas e saúde
O projeto CITOX tem o objetivo de difundir informações toxicológicas sobre agentes tóxicos
A toxicologia é uma ciência que tem ganhado espaço no cenário da saúde pública brasileira e mundial. O CITox (Centro de Informações Toxicológicas), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é um projeto de extensão que tem por objetivo divulgar e fornecer informações toxicológicas, que envolvam casos de intoxicação provocados por drogas psicoativas, medicamentos, agrotóxicos, cosméticos, animais peçonhentos ou quaisquer outras substâncias potencialmente agressivas para o ser humano.
O CITox foi instituído em 2009, pela Profa. Dra. Aline Fidelis, e é o principal mecanismo de atuação em pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa em Toxicologia (GPTox/CNPq). O projeto promove a disseminação de informações toxicológicas nas escolas públicas e privadas de Alagoas, e mantém um relacionamento online com os alunos, professores, e toda sociedade, esclarecendo dúvidas toxicológicas por meio das redes sociais (@citoxufal).
“A sala de aula é um lugar frutífero. Os estudantes são multiplicadores e a troca de experiências com a família, professores e a comunidade escolar, promove um impacto positivo na dissiminação de informações”. Afirmou a Profa. Dra. Aline Fidelis, coordenadora do projeto CITox.
O “CITox-Ufal nas Escolas” é a atuação do projeto que permite que os alunos debatam sobre o conhecimento acadêmico-científico e, além disso, se posicionem como disseminadores do conhecimento para seus pais e demais membros das suas comunidades. O CITox envolve a atuação de estudantes de graduação, em especial da disciplina de Toxicologia do curso de Farmácia, e de estudantes do mestrado (PPGCF-Ufal), do Instituto de Ciências Farmacêuticas – ICF, além de docentes da Ufal e parcerias estratégicas com docentes de outras IES.
Em decorrência da crise mundial da pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19), as visitas do CITox às escolas foram suspensas. Contudo, o projeto continua mantendo o vínculo com os alunos através da internet, realizando ciclos de informações toxicológicas delimitadas por temas ou grupos de substâncias potencialmente tóxicas. O tema analisado da semana é os saneantes sanitários ou produtos de limpeza e seus possíveis efeitos tóxicos ao ser humano.
Veja também
Últimas notícias
Fabio Porchat ironiza briga entre Zezé Di Camargo e SBT
Filho de Faustão, João Silva cita o pai em trend e viraliza
Mulher flagrada com CEO em show do Coldplay revela reação dos filhos
Virginia viraliza ao dublar áudio de Lorena Maria sobre MC Daniel
JHC aparece entre os cinco prefeitos mais bem avaliados do Brasil; veja o ranking
'A Nova MPB Alagoana': livro investiga trajetórias de artistas alagoanos no cenário atual
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
