Geral

É falsa mensagem sobre distribuição de máscaras contaminadas em Alagoas

Secretaria de Estado da Saúde não distribui máscaras diretamente à população

Por Agência Alagoas 30/04/2020 12h12
É falsa mensagem sobre distribuição de máscaras contaminadas em Alagoas
Mensagem compartilhada em grupos de WhatsApp é falsa - Foto: Agência Alagoas

Circula em diversos grupos de WhatsApp, em Alagoas, uma mensagem dizendo que o governador do Estado, Renan Filho, iria distribuir gratuitamente máscaras de proteção vindas da China. Ainda segundo a mensagem, essas máscaras estariam contaminadas com o novo coronavírus. A informação é falsa. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não distribui máscaras diretamente à população.

Um trecho da mensagem diz: “O Governo Renan Filho baixou um decreto para todos os alagoanos usarem máscaras nas ruas. A distribuição vai ser nos postos de saúde. Atenção, não usem essas máscaras. Agentes falaram que há possibilidade de todas elas estarem contaminadas de propósito com Covid-19, vindo da China".

O decreto (Nº 67.700), atualmente em vigor no estado, recomenda o uso de máscaras pela população, mas deixa claro que as máscaras de proteção podem, inclusive, ser caseiras: “Fica recomendado o uso de máscaras de proteção, industriais ou caseiras, por quem, durante a pandemia, precisar sair de suas residências, principalmente quando estiverem em espaço e locais públicos, dentro de transporte coletivo ou em estabelecimentos em funcionamento”, diz o texto.

A Sesau informou, por meio de nota, que não distribui diretamente à população materiais como máscaras ou álcool em gel, em postos ou unidades de saúde. “Além dessa distribuição não ocorrer, os EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] que saem do órgão para proteção dos profissionais de saúde não estão contaminados”, esclarece a secretaria.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o vírus sobrevive por muito pouco tempo em superfícies sólidas, logo, materiais importados dificilmente oferecem algum risco.

“A coisa mais importante sobre o coronavírus em superfícies é que desinfetantes domésticos podem matar o vírus muito facilmente. Estudos mostram que o vírus da Covid-19 pode sobreviver menos de 24 horas em materiais como papel-cartão. Como sempre, recomendamos que lave bem as mãos e evite tocar olhos, boca ou nariz”, diz a Organização.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.