Prefeitura e Abrasel alinham protocolo sanitário para bares e restaurantes
Retomada de atividades pós pandemia foi discutida durante reunião virtual
A Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), realizou, na tarde dessa quarta-feira (20), a primeira reunião segmentada para elaboração do Protocolo Experimente Maceió. O encontro virtual realizado com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas marcou o avanço das definições do conjunto de medidas que serão adotadas pelo segmento no retorno das atividades após a pandemia.
A videoconferência serviu para que a Semtel pudesse se ater melhor às demandas do setor nesse novo momento, além de ampliar estratégias que deverão ser adotadas pelos estabelecimentos quando for possível a retomada do turismo. Entre os procedimentos que devem ser implementados no segmento estão o reforço nos protocolos de higiene em todos o estabelecimentos e definição de espaçamento entre as mesas, além do uso obrigatório de máscaras pelos clientes e funcionários, para esses últimos como um Equipamento de Proteção Individual (EPI).
De acordo com o titular da Semtel, Jair Galvão, o setor de alimentação fora do lar – especialmente bares e restaurantes, é fundamental no processo de retomada da atividade turística na capital alagoana. As medidas que vão orientar o retorno pós-pandemia, segundo o secretário, terão como foco demonstrar a preparação do destino Maceió em relação a esse segmento.
“A Prefeitura de Maceió conseguiu, através desse encontro virtual, angariar e sistematizar as contribuições do principal representante do setor na cidade, que é a Abrasel – AL. Nosso intuito é consultar os principais segmentos para que nós consigamos consolidar o Protocolo Experimente Maceió e demonstrar ao viajante em potencial o preparo do nosso destino para recebê-lo assim que as medidas restritivas forem flexibilizadas”, pontuou o gestor.
Segundo o presidente da Abrasel-AL, Thiago Falcão, a reunião foi importante para ampliar o alinhamento e avançar na organização do processo de retomada do setor a partir de novos protocolos sanitários.
“A Abrasel apresentou na reunião nossa cartilha de protocolos sanitários e reforçamos a importância da continuidade de um diálogo e transparência em relação aos próximos passos e as medidas que vão ser tomadas, para, que assim, a gente possa tentar criar um cenário que nos traga uma previsão de quando a gente pode começar a efetivar essa retomada,” comentou.
As medidas a serem adotadas deverão respeitar os avanços dos órgãos de saúde na contenção da pandemia, assim como ter em vista uma retomada gradativa da atividade turística com a retorno das operações aéreas. Além dos bares e restaurantes, setores como meios de hospedagem e receptivos também serão adaptados à nova realidade para que o destino Maceió possa receber os turistas com segurança.
Destino mais procurado pós-pandemia, segundo divulgou a maior operadora de turismo da América Latina, a CVC, Maceió tem a gastronomia como um dos principais atrativos, sendo considerada o segundo principal motivo pelo qual os turistas escolhem conhecer o destino. O segmento, que é referência no cenário nacional, emprega cerca de 60% da cadeia de turismo local.
Veja também
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
