Samu Alagoas oferece apoio psicológico para servidores
Serviço irá irá ajudar os profissionais do órgão

O equilíbrio emocional se faz necessário em todos os aspectos e áreas da vida, especialmente nos serviços de saúde, em que os profissionais lidam com situações difíceis, às vezes até dramáticas. É o que ocorre agora, com mais intensidade, devido à pandemia do novo coronavírus. Com a preocupação de auxiliar psicologicamente os servidores, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas implantou o setor de Psicologia na Central Maceió.
O serviço foi viabilizado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é ligado à coordenação de Gestão de Pessoas da Central Maceió e é composto por duas psicólogas para atender os socorristas durante os plantões.
Segundo Josileide Silva, supervisora-geral do Samu Alagoas, o setor foi pensado devido à emergência epidemiológica causada pela Covid-19 – uma nova realidade que está gerando um grande desgaste nas equipes. “Nossos socorristas têm testemunhado diariamente o medo, a insegurança e o sofrimento de pacientes confirmados ou suspeitos do novo coronavírus, além de lidar com todas as outras dificuldades que são inerentes ao atendimento pré-hospitalar. Toda essa carga acaba gerando um desgaste emocional e psicológico em nossos profissionais”, explica.
As psicólogas estão fazendo intervenções em grupos, indo nos alojamentos e nos ambientes de descanso, e conversando com os socorristas, antes e após as ocorrências. Para Diana Dine, psicóloga da Sesau, o intuito do serviço é trabalhar a regulação emocional dos servidores, especialmente dos profissionais que estão lidando diretamente com as ocorrências de Covid-19.
“Estamos fazendo uma busca ativa dos servidores, apresentando um pouco de como está funcionando o setor. Fazemos uma abordagem na saída das equipes para as ocorrências, buscando informações de como os socorristas estão emocionalmente, naquele momento, e também quando eles retornam, para saber como foi a ocorrência, se houve alguma mudança no estado emocional”, explica.
“Quando os profissionais nos procuram, ou quando percebemos alguma alteração emocional, como sinais de ansiedade e taquicardia, nós realizamos técnicas de respiração para tranquilizar o servidor e também fazemos orientações de como eles podem se comportar diante de algumas situações”, disse a psicóloga.
O setor também vai realizar atendimentos clínicos, sem caráter terapêutico, com agendamentos pelo telefone (82) 3315-1165 para os profissionais do Samu.
Últimas notícias

Operação do BPTran flagra veículo com motor adulterado no Trapiche da Barra

Lula lamenta morte de oito pessoas em queda de balão em Santa Catarina

Casal é preso por tráfico de drogas em Arapiraca

Idoso é preso com armas de fogo após agredir companheira em Canapi

Procurado por estuprar cunhada de 11 anos em Taquarana é capturado no Pilar

Idosa morre após pedir socorro e cair na calçada em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
