JHC defende debate para o polêmico projeto contra as fake news
Alagoano aponta trechos que prejudicam a liberdade de expressão

O projeto de lei que estabelece regras para o uso e a operação de redes sociais e serviços de mensagem privada via internet (PL 2.630/2020) foi tema de debate na tarde desta terça-feira (02) na CNN Brasil que contou com a participação do deputado federal João Henrique Caldas (JHC).
O alagoano participou do quadro Visão do Poder com Felipe Rigone, um dos parlamentares que defendem o projeto. JHC acredita que o projeto deve ser debatido com a sociedade, pois existem trechos que podem atacar a liberdade de expressão.
“O texto já passou por mais uma versão, e isso aponta que ao está devidamente pronto”, iniciou.
JHC lembrou que devido à pandemia, o processo legislativo foi flexibilizado para a avaliação dos projetos e os deputados foram surpreendidos com essa discussão em meio a tudo isso. “Precisamos combater a desinformação, reunir a Academia, sociedade civil, o judiciário para conseguirmos acertar da forma mais possível combater os crimes na internet. O projeto tem boa intenção”.
Ele lembrou que nenhum país democrático conseguiu chegar a um consenso. “O mais perto que conseguimos foi a União Européia que se reuniu com as plataformas e chegaram a um ponto comum”.
O projeto cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. O texto visa desestimular o abuso de identidades virtuais, a manipulação de informação e a disseminação automatizada de mensagens, e se aplica a plataformas com mais de dois milhões de usuários.
Os pontos mais polêmicos do projeto dizem respeito à intervenção das plataformas sobre conteúdos que promovam desinformação. De acordo com alguns dispositivos da proposta original, as empresas seriam encorajadas a usar os serviços de verificadores independentes de conteúdo e a agir para interromper a promoção artificial do material quando fosse identificada informação enganosa.
Veja também
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
