TJAL publica cartilha de prevenção ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil
Material foi produzido pelas magistradas Juliana Batistela e Fátima Pirauá, com contribuição de profissionais que atuam na área da infância e juventude

O Poder Judiciário publicou uma cartilha de prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Idealizado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, o material foi produzido pelas magistradas Juliana Batistela e Fátima Pirauá e contou com contribuições de profissionais que atuam na área da infância e juventude.
A cartilha, diagramada e ilustrada pela publicitária Clara Fernandes, da Diretoria de Comunicação (Dicom) do TJAL, é voltada para adultos e está disponível para download gratuito neste link.
O informativo tem como objetivo orientar pais, responsáveis, professores e outros profissionais a reconhecerem os tipos de abusos e explorações sexuais que podem ser praticadas contra crianças e adolescentes, os sinais que eles apresentam e como proceder ao detectar que o abuso ocorreu.
De acordo com a cartilha, a exploração sexual é caracterizada quando crianças e adolescentes são utilizadas para fins sexuais mediadas por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca.
Já o abuso sexual ocorre quando crianças e adolescentes são usados por adultos ou ainda por adolescentes para a satisfação de seus instintos sexuais. Nesse caso, existe uma discrepância de poder entre as partes, seja em razão da idade, da força física, da ameaça ou somente pelo amadurecimento psicossexual. O abuso ainda pode ser caracterizado sem contato físico.
O guia para adultos também traz mitos e verdades sobre os abusos, destaca a importância dos pais ou responsáveis dialogarem e observarem o comportamento dos filhos, explica que é comum que a violência sexual não deixe vestígios e que a palavra da vítima deve sempre ser levada em consideração.
Para denunciar casos de abusos e exploração infantojuvenil disque 100.
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
