Saúde

Emissão de receitas médicas digitais cresce na pandemia em AL

Tecnologia evita fraudes em vendas de medicamentos pelas farmácias e protege os dados do comprador

Por Marcos Filipe Sousa 09/07/2020 14h02
Emissão de receitas médicas digitais cresce na pandemia em AL
Tecnologia evita fraudes em vendas de medicamentos pelas farmácias - Foto: Ilustração/ Scritta

A pandemia de Covid-19 mudou a rotina de médicos e pacientes em Alagoas que além de consultas virtuais trouxe  a prática das emissões de receitas digitais. O sistema acaba oferecendo segurança e acabando com a história da “letra de médico” e fraudes de prescrições.

Em dois meses, a plataforma digital Memed registrou 9.146 prescrições em Alagoas. No mês de maio foram 3.260 e em junho o número pulou para 5.886.

No Brasil, no mês passado, foram 1,1 milhão de prescrições de medicamentos no formato digital. São 150 mil profissionais de medicina em todo o país usando esse tipo de receituário.

As receitas digitais são arquivos de texto, com assinatura do profissional e seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), que podem ser enviadas por médicos via SMS ou outras redes.

Após o atendimento, o médico preenche a receita em um sistema eletrônico e garante a validade dessa receita por meio de uma assinatura eletrônica certificada. O paciente então escolhe a farmácia onde comprar os medicamentos ou que poderá enviar os produtos nos endereços indicados pelo comprador.