Segurança

Seris garante clima pacífico dentro do Sistema Penitenciário

Presidente da OAB Alagoas relatou "tensão" entre os reeducandos

Por Marcos Filipe Sousa 09/07/2020 15h03
Seris garante clima pacífico dentro do Sistema Penitenciário
Baldomero Cavalcante - Foto: Assessoria

Após a declaração do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) garantiu que nas unidades prisionais o clima é pacífico.

Nivaldo Barbosa Jr. esteve reunido com membros do Estado e do Judiciário com demandas de familiares, advogados e de reeducandos que estão descontentes com o isolamento causado pelas medidas de prevenção da Covid-19.

A Seris informou que um dos motivos da declaração foi a suspensão das horas extras dos policiais penais, mas que o problema já está sendo resolvido junto as demais secretarias.

Sem as horas extras, os policiais suspenderam alguns serviços de rotina, como os das cartas, uma das formas de comunicação durante a pandemia. Já que as visitas foram suspensas por determinação da 16º Vara Criminal de Execuções Penais.

Por meio deste projeto, as assistentes sociais recebem as cartas enviadas ao e-mail do Serviço Social das respectivas unidades prisionais. Mas antes de ser impresso e entregue aos reeducandos, o material é analisado pelo setor de prontuário, a fim de se verificar a veracidade do vínculo entre remetente e destinatário, bem como pela chefia da respectiva unidade, assegurando que o conteúdo não ocasione risco à segurança dos apenados, policiais penais e sociedade.

A Seris garantiu o controle das unidades e que mantém o diálogo com familiares de reeducandos e advogados.