Maceió

Bares e restaurantes são a principal preocupação da Sesau em reabertura na capital

Próximos dias serão decisivos para controle da pandemia em Maceió

Por Marcos Filipe Sousa 20/07/2020 18h06
Bares e restaurantes são a principal preocupação da Sesau em reabertura na capital
Ayres pediu a compreensão da população na capital - Foto: Reprodução/ Facebook

O secretário de Saúde, Alexandre Ayres, fez um alerta para os maceioenses durante coletiva de imprensa na noite desta segunda-feira (20). Os próximos dias serão decisivos para o controle da pandemia na capital.

Ayres expressou a preocupação devido à reabertura de shoppings, bares, restaurantes e lojas com mais de 400 m². “As pessoas estão com a falsa sensação de imunização. E só teremos isso, com uma vacina ou um medicamento eficiente”.

Ele disse que esse tipo de atitude também é decorrente do problema na plataforma E-Sus que não está atualizando as notificações. “Todos os secretários estão pressionando o Ministério da Saúde para que o problema seja solucionado”.

Neste início de semana, menos de 300 casos foram contabilizados no Estado, um número que não é o real, segundo o secretário.

O chefe da pasta da saúde estadual informou que a partir de quarta-feira (22) começam as fiscalizações em bares e restaurantes. “Quem não estiver cumprindo as determinações será multado”, e pediu o esforço da população para que não se repita cenas como as vistas no Rio de Janeiro na reabertura por lá.

“Optamos por abrir nesta segunda para evitar a aglomeração do final de semana”, lembrou.

A Região Metropolitana e o Norte do Estado iniciaram a fase laranja de reabertura das atividades.