HGE registra queda no atendimento a vítimas de acidentes de trabalho
Foram 638 pessoas atendidas nos primeiros seis meses

Vinte e sete de julho é o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente de Trabalho. A data propõe uma reflexão sobre como os ambientes e os processos de trabalho podem determinar tanto a saúde quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. Somente nos primeiros seis meses de 2020, o Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu 638 pessoas feridas em durante as atividades laborais.
A maioria dos atendimentos envolvem lesões oftálmicas (173), em seguida estão as luxações e entorses (119), mutilações (101), queda de altura (49), queimaduras (13), exposição a material biológico (11), amputação (6), politraumatismo (5), trajeto (5), lombalgia (3) e outros (153). No ano passado, nesse mesmo período, sem a pandemia da Covid-19, foram 1.167 casos notificados somente no maior hospital público de Alagoas.
“O acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho e vice versa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho (total, parcial ou temporária) e, em último caso, a morte. Eles podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção, por ato inseguro ou condições inseguras”, explicou o especialista em medicina do trabalho, José Gonçalo Filho.
De acordo o médico, a primeira coisa a se fazer em caso de acidente no trajeto ou no ambiente de trabalho é procurar uma unidade de saúde e comunicar ao empregador o ocorrido. Toda empresa, ou instituição, deve orientar e conscientizar sua equipe acerca de medidas de segurança que evitam a ocorrência do dano, que inclui a aplicação das medidas de segurança coletivas e individuais.
“É fundamental que todos não só saibam que devem usar os equipamentos de proteção individual (EPI), como compreenda o porquê de estar usando. Também é importante que realizem exames médicos periódicos e que exista um plano de prevenção desses acidentes em ação, com estratégias adaptadas a realidade estrutural do ambiente”, orientou o especialista.
SQVT – No HGE, todos os casos que envolvem eventual acidente de trabalho, originários nas atividades laborais internas, são assistidos pela equipe da Seção Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), que é composta por uma equipe multidisciplinar, formada por engenheiro, médicos do trabalho, técnicos de segurança, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional e outras especialidades. Os acolhimentos acontecem sempre quando necessário, seja através de consulta prévia, ou através do acolhimento emergencial.
“Nossa atuação está focada na prevenção, no acolhimento e na assistência. Na observação das condições de trabalho, no alerta para o uso correto dos equipamentos de proteção individual, nos eventos de esclarecimento, no acolhimento em caso de acidente e no acompanhamento de eventuais tratamentos e necessidade de afastamento. O objetivo é sempre preservar a saúde das nossas equipes”, explicou a coordenadora do SQVT, Angelita Batista.
Previdência – De acordo com dados da Previdência Social, entre 2014 e 2018 foram registrados 1,8 milhão de brasileiros afastados por acidente de trabalho. O Brasil está entre os países que mais registram esse tipo de motivo de atendimento nos hospitais. Apesar do quantitativo desse ano ter caído pela metade, o médico não enxerga que o dado seja tão positivo.
“Entre março e junho tivemos muitas pessoas afastadas do trabalho em decorrência da crise financeira surgida pela pandemia da Covid-19, o que pode justificar a diminuição do número de atendidos por acidentes de trabalho, porém ainda são muitas as pessoas que precisaram vir ao HGE para receber os cuidados, fato que poderia ser completamente evitável e impediria a exposição da saúde justamente em um período cuja recomendação é o isolamento social”, pontuou o médico.
Veja também
Últimas notícias

Caio Bebeto repudia maus-tratos a cavalo no Benedito Bentes e cobra punição aos responsáveis

Cabo Bebeto critica veto de Paulo Dantas a projeto que beneficia pessoas com deficiência em Alagoas

Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças

Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos

Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
