Religião

Arcebispo de Maceió anuncia reabertura das igrejas católicas para o dia 15 de agosto

Protocolo Sanitário foi enviado no decorrer das semanas para os padres

Por Marcos Filipe Sousa 31/07/2020 17h05 - Atualizado em 31/07/2020 17h05
Arcebispo de Maceió anuncia reabertura das igrejas católicas para o dia 15 de agosto
Arcebispo determinou que protocolo sanitário seja executado - Foto: Assessoria

O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, anunciou durante live direto da sua casa na tarde desta sexta-feira (31), que as missas presenciais nas igrejas católicas retornam no dia 15 de agosto.

Durante a semana, os padres receberam o protocolo sanitário elaborado por uma comissão formada por médicos para realizar as atividades de forma segura.

As igrejas devem disponibilizar os assentos com pelo menos 1,5 metro de distância entre as pessoas, com as devidas marcações; disponibilizar álcool em gel 70% na entrada e o uso obrigatório de máscaras dentro do templo. 

“A pandemia causada pelo novo coronavírus, nos ensinou em meio a tantas aflições, novas direções para construir um mundo melhor e semear esperança. De um modo muito pessoal, abrir as portas da igrejas é fácil, contudo é preciso em tudo, aprender um novo estilo de vida e combater assim, o vírus do egoísmo e dos interesses privados; e para isso, a Igreja se faz presente como mãe, mestra e educadora”, disse o arcebispo ao ler o decreto.

Durante toda a celebração, as portas e janelas devem permanecer abertas. O protocolo estabelece a limpeza pelo menos três vezes nos dias em que houver missas do local e dos objetos litúrgicos. 

Na entrada da igreja, deve ser colocado um cartaz com o número máximo de participantes em relação à capacidade do espaço e as medidas de higienização.

A catequese de adultos e crianças fica suspensa durante esta fase e as igrejas devem permanecer abertas mesmo quando não haja celebração, para oração pessoal dos fiéis.