Educação

Maceió: Escola Nosso Lar, na Ponta Grossa, implanta educação em tempo integral

Proposta dá ênfase às experiências de aprendizagens vinculadas à ampliação de tempo para um efetivo diálogo com as ações comunitárias

Por Secom Maceió 12/08/2020 08h08 - Atualizado em 12/08/2020 08h08
Maceió: Escola Nosso Lar, na Ponta Grossa, implanta educação em tempo integral
Alunos permanecerão na escola em jornada ampliada de sete horas - Foto: Secom Maceió

A Escola Municipal Nosso Lar, no bairro Ponta Grossa, terá a educação em tempo integral como projeto piloto em Maceió. A proposta torna-se efetiva mediante à aprovação do Referencial Curricular de Maceió pelo Conselho Municipal de Educação, documento que irá nortear as questões relacionadas ao currículo nas etapas e modalidades de ensino da educação básica e que toma como fundamento legal a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A coordenadora-geral de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maria José Alves Costa, explica que, a partir desse momento, a Secretaria como um todo se mobiliza, através das diretorias de Gestão Educacional e de Gestão Administrativa, além do Centro de Formação, para o processo de implantação da educação integral na unidade de ensino. “Esse trabalho começa pelo processo formativo dos profissionais da escola e toda a estruturação administrativa e pedagógica”, enfatiza Maria José.

A diretora da unidade de ensino, Gilda Verbênea, está animada com a novidade. Segundo ela, a educação integral e integrada trará impacto não apenas na escola, mas também no seu entorno. “Para nossa comunidade é uma expectativa se tornando realidade. Tem um alcance imenso no âmbito educacional, social, cultural, humano, e estará dando a essas comunidades a oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades e usá-las pra transformar sua realidade”, avalia Gilda.
Gilda Verbênia, diretora da escola Nosso Lar I

De acordo com a diretora, o processo está sendo construído com muita responsabilidade, de forma coletiva e empática.”Isso representa a tradução de um trabalho comunitário a favor de educação mais igualitária, humana e emancipatória”, acrescenta Gilda Verbênea.

A assistente social e coordenadora do Instituto Junte-se a Nós, localizado nas proximidades da escola Nosso Lar, Jeane Medeiros Cavalcante, também está feliz com o anúncio. A entidade que ela dirige oferece reforço escolar para alunos que necessitam, além de aulas de canto e violão.

Para Jeane, o anúncio da medida chega num bom momento para uma comunidade extremamente necessitada. “A educação integral vai ajudar muito porque as crianças têm uma grande carência por acompanhamento e isso irá impedir que as crianças fiquem com horários vagos e, até mesmo, reduzir as demandas do Conselho Tutelar, que tem atuado muito em relação ao acompanhamento das famílias”, ressaltou.

Ex-aluna da escola Nosso Lar e mãe de dois alunos matriculados na unidade, um no 3º e outro no 4º ano, Samanda Ramiro da Silva também comemora a novidade. Para ela, o mais importante é a segurança gerada nas mães que precisam trabalhar fora. “Porque nem sempre essas mães contam com o apoio familiar. Agora ficaremos mais tranquilas, porque as crianças poderão passar o dia inteiro na escola e com os horários preenchidos”, disse.

Todas as discussões e os ajustes necessários à implantação da educação em tempo integral e integrada na escola Nosso Lar estão sendo efetivados por uma comissão instituída através da Portaria 64/2020, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 24 de março último.
A proposta de uma concepção de educação integral na Rede Municipal de Educação de Maceió vem se consolidando desde o ano de 2011, através da experiência com o programa federal “Mais Educação”.

Projeto Piloto


O projeto piloto na escola Nosso Lar apresenta uma proposta de permanência de todos os alunos numa jornada ampliada de sete horas diárias, com atividades integradas na perspectiva interdisciplinar.

A proposta pedagógica de educação integral integrada dá ênfase às experiências de aprendizagens vinculadas à ampliação de tempo para um efetivo diálogo com as ações comunitárias locais. Essa proposta será desenvolvida de duas formas: em tempo integral, com ampliação de jornada para os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e com estudos integrados à qualificação profissional, para os estudantes do primeiro segmento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).