Em meio à pandemia, aulas remotas da Ufal iniciam em outubro
Novo calendário será debatido nesta sexta-feira (11)
O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovou, na última terça-feira (08), após cinco dias de sessões extraordinárias, a Minuta de Resolução do Período Letivo Excepcional (PLE). Com a Resolução definida, a Ufal vai retomar as atividades da graduação de forma remota a partir de outubro.
A proposta da data 8 de outubro para iniciar o PLE será levada para a Câmara Acadêmica, que se reúne nesta sexta-feira (11). Os membros da referida Câmara devem atualizar e definir o Calendário Acadêmico para posterior aprovação do Consuni.
Mesmo com a Ufal funcionando ininterruptamente desde o início da pandemia da covid-19 em suas atividades administrativas, de pesquisa e de extensão, a continuidade do ensino de graduação era motivo de expectativas para a comunidade estudantil.
“Vamos retomar com grande expectativa para poder possibilitar, não somente ao calouro que já deveria ter iniciado suas atividades desde março, mas também para os estudantes que se encontram próximos de se formar. Agora eles vão poder cursar esses componentes curriculares e ter a perspectiva de se inserir no mercado de trabalho”, destacou o pró-reitor Estudantil, Alexandre Lima.
Atividades on-line e ações
Antes de iniciar as aulas online, haverá um período para elaboração de proposta da oferta acadêmica pelos Colegiados dos cursos de graduação e um conjunto de ações formativas para os docentes com o objetivo de alinhar a implementação do PLE.
A previsão é iniciar dia 8 de outubro e concluir o PLE em 23 de dezembro, mas todas as datas, incluindo matrículas e ajustes serão discutidas pela Câmara Acadêmica, na sexta-feira (11). Terão alguns sábados letivos e o calendário regular de 2020 continua suspenso por tempo indeterminado.
Serão utilizados os ambientes virtuais de aprendizagem oficiais da Ufal como o Moodle, o Sigaa e o Google Sala de Aula, e os docentes também farão uso das diversas ferramentas de ensino remoto como Zoom, Google Meet e todas as possibilidades tecnológicas que têm à disposição, como WhatsApp e Instagram.
Auxílio internet
Para ter direito ao auxílio de inclusão digital do MEC, o estudante deve estar matriculado em algum componente curricular oferecido no PLE e ter o perfil de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, renda per capta de até 1,5 salário mínimo.
Veja também
Últimas notícias
MPAL aponta violação à separação dos poderes em decisão que manteve portão em rua do Murilópolis
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Adolescente de 14 anos é atacado por crocodilo durante pesca em praia
Para aplicar golpe, mulher forja gravidez, desaparecimento e até a morte dos bebês em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
