Jó Pereira cita importância do Conisul ao ressaltar resultados do Ideb na região Sul de AL
Deputada também defendeu a crianção de novos consórcios
Durante a votação do requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Consórcios Públicos, aprovado na sessão desta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa, a deputada Jó Pereira, que irá integrar o novo colegiado, defendeu a importância da formação de novos consórcios e do fortalecimento daqueles existentes para que municípios e estado consigam avançar na implantação de determinadas políticas públicas.
Jó destacou ainda a contribuição do Conisul (Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas) para que municípios da região atingissem o melhor desempenho na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no começo deste mês pelo Ministério da Educação (MEC). Alguns dos municípios integrantes do Consórcio (Coruripe, Jequiá da Praia, Teotônio Vilela, Roteiro, Campo Alegre, Junqueiro e Feliz Deserto) obtiveram as melhores notas no Ideb em todo o estado.
“Alagoas registrou, ao lado do Ceará, um dos maiores avanços no Ideb do país, ultrapassando a meta nos anos iniciais e finais na avaliação. Deva-se a isso ao esforço dos municípios, a colaboração do estado, por meio de programas como o Escola 10, que ajudou principalmente aos municípios que não conseguiam avançar, ao esforço de todos os profissionais da educação, e gestores que enxergam a importância da aprendizagem, e a contribuição efetiva do Conisul”, afirmou a parlamentar.
Ela pontuou também que, por meio do Conisul, projetos educacionais financiados pela Fundação Itaú Social contribuem de maneira decisiva para que cidades da região Sul, que já se destacavam na avaliação do Ideb, fortalecessem e desenvolvessem ainda mais a educação básica.
Lembrando que o hoje é o Dia da Juventude Brasileira, Jó Pereira concluiu sua fala citando uma frase que ouviu ontem da vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, durante uma reunião ocorrida no Campus Maceió, para dialogar sobre a expansão do ensino superior na região Sul de Alagoas: “Só é visionário o gestor que considera que a educação é a única política pública verdadeiramente transformadora e de combate as desigualdades sociais”.
O requerimento para criação da Frente Parlamentar é de autoria do deputado Davi Maia e subscrito por outros deputados, como Marcelo Beltrão e Jó Pereira.
Veja também
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
