Saúde

Ministério da Saúde promete vacina para janeiro; Ayres participa de reunião

Doses devem ser integradas e distribuídas pelo Programa Nacional Imunização

Por Marcos Filipe Sousa com CNN Brasil 20/10/2020 16h04 - Atualizado em 20/10/2020 16h04
Ministério da Saúde promete vacina para janeiro; Ayres participa de reunião
Secretário Alexandre Ayres - Foto: Igor Nascimento

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sinalizou aos governadores e secretários de Saúde com os quais se reúne nesta terça-feira (20), por videoconferência, que a vacina chinesa, desenvolvida pelo Instituto Butantan, pode ser comprada pelo governo federal caso o registro da Anvisa seja liberado antes dos demais imunizantes.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o comandante da pasta, Alexandre Ayres, participa do encontro virtual.

Como já havia adiantado em coletivas de imprensa, o governador Renan Filho (MDB) deve esperar a distribuição do Governo Federal para os Estados. 

Também foi confirmado durante a apresentação do plano que as doses devem ser integradas e distribuídas pelo Programa Nacional Imunização (PNI). Serão 186 milhões de doses que serão disponibilizadas no primeiro semestre de 2021.

O Ministério da Saúde já havia sido informado pela farmacêutica Astrazeneca que as primeiras doses da vacina só devem chegar ao Brasil no final do mês de janeiro de 2021 e como a expectativa do Instituto Butantan é concluir o registro ainda este ano, a pasta deve adquirir algumas doses até o recebimento do primeiro lote da vacina de Oxford.