Economia

Endividamento do maceioense cai pelo oitavo mês consecutivo

O cartão de crédito permanece como o principal fator gerador de dívidas

Por 7Segundos com assessoria 21/12/2020 14h02
Endividamento do maceioense cai pelo oitavo mês consecutivo
Centro de Maceió - Foto: Fecomércio

O percentual de pessoas endividadas na capital alagoana diminuiu pelo oitavo mês consecutivo, em novembro, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pelo Instituto Fecomércio AL em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Enquanto 64,1% dos maceioenses estão com algum tipo de dívida, a média das capitais brasileiras alcança os 66% do total. Com contas em atraso, são 20,7% dos maceioenses, enquanto 25,7% estão nessa mesma situação, em média, nas outras capitais. O único indicador da capital alagoana que diverge desse quadro positivo é o nível de inadimplência, que continua acima da média nacional com 11,8% diante dos 11,5% das outras capitais.

Em termos absolutos, a variação mensal dos endividados em geral do mês de novembro foi de 0,5%, saindo de 195 mil para 194 mil pessoas. Já os endividados com contas em atraso, que em outubro contabilizavam mais 66 mil pessoas, caíram para 62 mil, uma queda de aproximadamente 5,5%.

O cartão de crédito permanece como o principal fator gerador de dívidas com 94,8% dos consumidores fazendo uso desse recurso para adquirir bens e serviços. Em seguida estão outras modalidades de endividamento de curto prazo, como os carnês (23,3%) e o crédito pessoal (4,1%).