Política

Pedro Vilela fala prioridades do novo mandato e revela que não definiu voto para presidência da Câmara

Advogado assumiu vaga deixada por JHC na Câmara Federal

Por Berg Morais 06/01/2021 16h04
Pedro Vilela fala prioridades do novo mandato e revela que não definiu voto para presidência da Câmara
Pedro Vilela - Foto: Assessoria

Recém empossado para o cargo de deputado federal, o advogado Pedro Vilela (PSDB) assumiu a vaga deixada pelo agora prefeito de Maceió, JHC (PSB), na Câmara dos Deputados. Ao Portal 7Segundos, o parlamentar falou, entre outros assuntos, sobre as prioridades do seu novo mandato, a indefinição em torno da eleição para a presidência da Casa, e explicou como irá atuar no enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

“Retomaremos as pautas principais do nosso primeiro mandato, que dialogam com a realidade dos brasileiros, como a redução da burocracia e da carga tributária, e a preservação de liberdades individuais. Focaremos também em ações por uma melhor eficiência de serviços essenciais do Estado, como saúde, educação e assistência social. Acredito que estamos em uma quadra histórica reformista, e vou contribuir nesse sentido, explicou.

Sobrinho do ex-governador Teotônio Vilela (PSDB), o parlamentar destacou que não seguirá a mesma linha de atuação de JHC, que tinha como prioridades os investimentos em tecnologia, e revelou que ainda avalia como irá se posicionar sobre a eleição para a presidência da Câmara.

“É interessante imaginar que podemos ter em um cargo tão importante um conterrâneo, colega de bancada. O deputado Arthur Lira é bem articulado em Brasília e reúne as condições políticas para pleitear a posição. No entanto, estamos ainda em um momento de avaliação do cenário. A posição de Presidente da Câmara é decisiva para determinar os rumos do País, em especial nesses próximos dois anos, que serão desafiadores devido às consequências da pandemia”, ponderou.

Quando questionado sobre como avalia as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em rede nacional sobre o enfrentamento ao novo coranavírus e a utilização de vacinas, o deputado alagoano disse que o foco deve ser nas ações institucionais. “O presidente tem suas posições, e se pode discordar ou concordar. O importante é focar nas ações oficiais do Governo. Aquelas que efetivamente melhorarem a vida das pessoas terão o meu apoio”.

Já sobre os dois mandatos de Rui Palmeira (sem partido) na prefeitura de Maceió, Pedro Vilela se restringiu apenas em destacar sua contribuição como membro do primeiro escalão. “Uma gestão que teve seus altos e baixos. Participei em um primeiro momento na Secretaria de Esportes e pudemos dar uma contribuição significativa para a cidade. Essa avaliação, no entanto, deve ser feita pela sociedade”, considerou.

Por fim, Pedro Vilela destacou como seu mandato irá contribuir para minimizar o impacto econômico no Estado provocado pelo novo coronavírus. “Atuando na formulação de leis que possam atenuar esse momento, recursos para enfrentarmos a pandemia com eficiência e fiscalizando a execução desses recursos, que devem chegar com o máximo de eficiência à quem efetivamente precisa”, concluiu.