Samu Alagoas reduz em mais de 15% trotes recebidos em todo o ano de 2020
Centrais de Regulação de Maceió e Arapiraca registraram uma queda das ligações indevidas, ao comparar os dados de 2020 com 2019

Mesmo diante de um momento de pandemia, os trotes não pararam de chegar ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas. A quantidade de chamadas recebidas durante o ano passado chama a atenção da Supervisão Geral do órgão, uma vez que foram 106.709 trotes. O número representa 31,31% do total de ligações feitas para o número 192.
Mas, ainda que o número de trotes seja alto, as Centrais de Regulação de Maceió e Arapiraca registraram uma queda das ligações indevidas, ao comparar os dados de 2020 com 2019. No ano passado, o número 192 recebeu um total de 340.732 ligações e, dessas, 106.709 foram trotes. Já em 2019, foram 466.512 chamados para o Samu Alagoas, com 178.982 ligações criminosas. Essa redução de 72.273 trotes representa, em percentual, 15,49% de diminuição.
Para Josileide Costa, supervisora geral do Samu Alagoas, essa brincadeira de mau gosto acaba prejudicando todo o serviço que está à disposição da população durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana. “Todos os esforços que fazemos diariamente aqui no Samu são para atender os pacientes o mais rápido possível e, assim, salvar vidas cada vez mais vidas. Mas, quando nossos atendentes e médicos se deparam com um trote, isso atrasa o atendimento, o que pode acabar deixando sem assistência uma pessoa que realmente precisa”, afirmou.
Ações Educativas – Para mudar o cenário dos trotes recebidos, o Samu Alagoas desenvolve, desde 2014, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o protejo de extensão Samu nas Escolas. De forma lúdica, acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social mostraram para crianças e adolescentes o funcionamento do Samu e que alertam que “trote não tem graça, tem consequências!”.
Com o fechamento das escolas públicas e particulares no ano passado, em razão da pandemia do novo coronavírus, o Samu nas Escolas não teve nenhuma ação desenvolvida.
Trote é Crime – Vale sempre a pena lembrar que, segundo o artigo 266 do Código Penal, interromper ou perturbar serviço telefônico é crime e a pessoa pode pegar de um a três anos de detenção ou pagar multa. E as penalidades podem ser duplicadas em situações de calamidade pública.
Últimas notícias

Estudantes da Ufal realizam protesto durante visita do ministro da Educação em Maceió

Em novo protesto, moradores de Marechal Deodoro bloqueiam dois sentidos de via

Deputado Cabo Bebeto defende Eduardo Bolsonaro e critica presidente: 'Onde Lula provou a inocência?'

Durante discurso em sessão, deputado Alfredo Gaspar critica falas de Lewandowski sobre a polícia

Prefeita Edilza Alves homenageia mulheres trabalhadoras das Casas de Farinha da Mata Limpa

CFF aprova resolução que permite a prescrição de remédios por profissional farmacêutico
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
