Morre artista popular alagoana Teka Rendeira vítima de um câncer
Informações sobre o seu falecimento foram divulgadas pelo Focuarte
A artista popular conhecida como Teka Rendeira faleceu, na noite desta quinta-feira (18), em decorrência de um câncer. O anúncio de sua morte foi divulgado através de uma nota do Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte).
Para prestar as devidas homenagens à Teka, todas as atividades do Fórum foram suspensas pelo período de três dias, contando a partir desta sexta-feira (19).
Teka ficou conhecida graças ao samba, Só em Maceió, gravado em 1981 pelo sambista Martinho da Vila e posteriormente lançado no LP Sentimentos. Além da artesã, o samba homenageia as praias, o sururu e até as “meninas do Mossoró”, a lendária casa noturna frequentada e conhecida por muitos alagoanos de gerações passadas.
Em entrevista concedida ao Jornalista Rodrigo Cavalcante em 2019, o sambista recordou: "Lembro que alguém me disse: vá no Pontal conhecer o trabalho das rendeiras. Então fui. E fui muito bem recebido pela Teka, rendeira de lá, que me mostrou lugares lindos e um restaurante à beira da Lagoa Mundaú, o Maré. Depois, conheci a Eliane, de quem me tornei amigo e com quem fui à Praia do Francês, à Paripueira.
A amizade se estendeu à família, como o pai, o João, do caldinho de feijão da música. E como o LP Sentimentos reunia histórias que me tocavam, decidi incluir essa experiência em Maceió no disco."
Além de alavancar a produção artesanal do bordado filé, nossa cultura e belezas naturais através da música Martinho da Vila deixa registrado na história do samba brasileiro uma alagoana que muito nos honrou enquanto esteve entre nós e agora sua memória continuará a levar para Alagoas a tradição do bordado e o empoderamento da feminino.
Últimas notícias
Homem é preso com mais de 10 armas e drogas em apartamento na Serraria
Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação
Toffoli mantém participação de diretor do Banco Central em acareação do Master
Após transferência ao DF, Silvinei já está preso na Papudinha
Médicos avaliam novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro
Mulher morta a facadas na Ponta Verde era natural de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
