Morre artista popular alagoana Teka Rendeira vítima de um câncer
Informações sobre o seu falecimento foram divulgadas pelo Focuarte

A artista popular conhecida como Teka Rendeira faleceu, na noite desta quinta-feira (18), em decorrência de um câncer. O anúncio de sua morte foi divulgado através de uma nota do Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte).
Para prestar as devidas homenagens à Teka, todas as atividades do Fórum foram suspensas pelo período de três dias, contando a partir desta sexta-feira (19).
Teka ficou conhecida graças ao samba, Só em Maceió, gravado em 1981 pelo sambista Martinho da Vila e posteriormente lançado no LP Sentimentos. Além da artesã, o samba homenageia as praias, o sururu e até as “meninas do Mossoró”, a lendária casa noturna frequentada e conhecida por muitos alagoanos de gerações passadas.
Em entrevista concedida ao Jornalista Rodrigo Cavalcante em 2019, o sambista recordou: "Lembro que alguém me disse: vá no Pontal conhecer o trabalho das rendeiras. Então fui. E fui muito bem recebido pela Teka, rendeira de lá, que me mostrou lugares lindos e um restaurante à beira da Lagoa Mundaú, o Maré. Depois, conheci a Eliane, de quem me tornei amigo e com quem fui à Praia do Francês, à Paripueira.
A amizade se estendeu à família, como o pai, o João, do caldinho de feijão da música. E como o LP Sentimentos reunia histórias que me tocavam, decidi incluir essa experiência em Maceió no disco."
Além de alavancar a produção artesanal do bordado filé, nossa cultura e belezas naturais através da música Martinho da Vila deixa registrado na história do samba brasileiro uma alagoana que muito nos honrou enquanto esteve entre nós e agora sua memória continuará a levar para Alagoas a tradição do bordado e o empoderamento da feminino.
Últimas notícias

CGU aponta distorção de R$ 4 bilhões no Ministério da Educação

Rafael Brito celebra anúncio de bolsas de mestrado em Stanford para estudantes alagoanos

Veículo furtado é achado abandonado em Matriz de Camaragibe

Após três dias preso, “Segurança do Amor” deixa a prisão no Sertão alagoano

Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios convoca pacientes diabéticos para recadastramento

Mutirão de Cirurgias realiza mais uma etapa nesta sexta (18) em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
