Cunha trata com ministro da aceleração do prontuário digital de saúde
Rodrigo lembrou a Marcos Pontes que Alagoas foi escolhida para abrigar o projeto piloto e implementar primeiro essa inovação
Em reunião com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, nesta semana, o senador Rodrigo Cunha avançou numa pauta de grande interesse da população alagoana: a implementação do prontuário de saúde eletrônico em todo o estado. A inovação já é uma realidade em algumas unidades de saúde alagoanas, mas Rodrigo quer acelerar a iniciativa para que chegue logo a todo o estado.
Rodrigo lembrou a Marcos Pontes que Alagoas foi escolhida para abrigar o projeto piloto e implementar primeiro essa inovação, que além de reduzir a burocracia, tem o potencial de salvar vidas. Quando estiver em vigor, todo cidadão terá um cartão nacional de saúde válido no Brasil inteiro. O programa foi intitulado de Conecte SUS.
Após relatar o projeto do governo digital no Senado, Rodrigo quer dar amplitude e celeridade a essa ação, ainda mais importante agora em tempos de pandemia.
“Quando assumi a relatoria do projeto do governo digital, vi que o mais urgente era implementar o prontuário de saúde digital. Com ele, um paciente que está de passagem em Alagoas e precisa de atendimento pode ser salvo porque estará ali todo o seu histórico médico”, ilustrou Rodrigo.
Marcos Pontes disse que dará apoio para que o projeto ganhe tração, o que também ajudará o estado a contar com uma rede de internet em alta velocidade integrando todo o sistema de saúde básica dos 102 municípios. Em Maceió, várias unidades de Atenção Básica já adotaram o prontuário eletrônico, que unifica em um só sistema todos os atendimentos, vacinações e procedimentos realizados em cada paciente.
Na reunião, que teve como foco a necessidade de agilizar a vacinação em todo o Brasil, Rodrigo e o ministro também trataram da implementação do 5G no país. Como presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Senado (CCT), o senador pontuou que na chegada da nova tecnologia ao Brasil, a prioridade deve ser a inclusão de toda a população no mundo digital.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
