Cunha trata com ministro da aceleração do prontuário digital de saúde
Rodrigo lembrou a Marcos Pontes que Alagoas foi escolhida para abrigar o projeto piloto e implementar primeiro essa inovação

Em reunião com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, nesta semana, o senador Rodrigo Cunha avançou numa pauta de grande interesse da população alagoana: a implementação do prontuário de saúde eletrônico em todo o estado. A inovação já é uma realidade em algumas unidades de saúde alagoanas, mas Rodrigo quer acelerar a iniciativa para que chegue logo a todo o estado.
Rodrigo lembrou a Marcos Pontes que Alagoas foi escolhida para abrigar o projeto piloto e implementar primeiro essa inovação, que além de reduzir a burocracia, tem o potencial de salvar vidas. Quando estiver em vigor, todo cidadão terá um cartão nacional de saúde válido no Brasil inteiro. O programa foi intitulado de Conecte SUS.
Após relatar o projeto do governo digital no Senado, Rodrigo quer dar amplitude e celeridade a essa ação, ainda mais importante agora em tempos de pandemia.
“Quando assumi a relatoria do projeto do governo digital, vi que o mais urgente era implementar o prontuário de saúde digital. Com ele, um paciente que está de passagem em Alagoas e precisa de atendimento pode ser salvo porque estará ali todo o seu histórico médico”, ilustrou Rodrigo.
Marcos Pontes disse que dará apoio para que o projeto ganhe tração, o que também ajudará o estado a contar com uma rede de internet em alta velocidade integrando todo o sistema de saúde básica dos 102 municípios. Em Maceió, várias unidades de Atenção Básica já adotaram o prontuário eletrônico, que unifica em um só sistema todos os atendimentos, vacinações e procedimentos realizados em cada paciente.
Na reunião, que teve como foco a necessidade de agilizar a vacinação em todo o Brasil, Rodrigo e o ministro também trataram da implementação do 5G no país. Como presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Senado (CCT), o senador pontuou que na chegada da nova tecnologia ao Brasil, a prioridade deve ser a inclusão de toda a população no mundo digital.
Últimas notícias

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio em Girau do Ponciano e apreende materiais ilícitos

Pastor André Valadão e esposa lamentam a morte do sobrinho de 21 anos: 'Perdemos um filho'

Programa Saúde Até Você leva atendimento para Major Izidoro e Olho D’Água das Flores

Daniel Barbosa reage à taxação de Trump: “Brasil não aceitará chantagens e pressões desleais”

Homem é preso por homicídio, tentativa de homicídio e violência doméstica em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
