Agricultura

Emater firma Termo de Cooperação Técnica com 5 municípios no mês de março

Os prefeitos aderiram ao convênio visando desenvolver a agricultura nas suas respectivas cidades

Por Ascom Emater 12/04/2021 15h03
Emater firma Termo de Cooperação Técnica com 5 municípios no mês de março
Emater firma Termo de Cooperação Técnica com 5 municípios no mês de março - Foto: Assessoria

A agricultura não parou em meio à pandemia do novo coronavírus e, mesmo com o estado na fase vermelha, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) manteve o ritmo de compromissos.

Durante o mês de março de 2021, foram assinados novos Termos de Cooperação Técnica com cinco municípios, estes são Monteirópolis, São José da Tapera, Colônia Leopoldina, Poço das Trincheiras e Marechal Deodoro.

“Os termos de cooperação formalizam essa parceria entre a Emater e os municípios. Isso garante que todos os nossos programas e ações possam ser desenvolvidos, e reforça onde já existe a presença da Emater. É a garantia de assistência técnica para os agricultores familiares e da inserção dos produtores daquele munícipio em programas como Dom Helder Câmara, PAA e diversos outros. Essa relação assegura que os munícipios possam ser atendidos por todas nossas ações”, ressaltou o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior.

A parceria entre a instituição e os órgãos executivos municipais prevê a capacitação para habilitar os municípios para a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), mais conhecida como DAP, que é o documento de identificação do agricultor familiar.

Este documento pode ser adquirido por agricultores familiares, na figura de pessoas físicas, como também por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas e agroindústrias.

Com a DAP, os agricultores conseguem ter acesso às políticas públicas, a exemplo da venda de alimentos para merendas escolares. Para isso, a iniciativa conta com a integração das secretarias municipais de Educação e de Agricultura, e da Superintendência de Desenvolvimento Econômico dos respectivos municípios.

Parcerias futuras

A Emater continua buscando mais acordos com as cidades alagoanas, visando desenvolver a agricultura em todo o estado. Com isso em mente, mais quatro irão assinar o termo, estes são Ouro Branco, São Miguel dos Milagres, Branquinha e Joaquim Gomes.