Economia

Associação Comercial pede flexibilização para as atividades do comércio

Proposta busca diminuir os prejuízos que ampliaram o desemprego no setor

Por 7Segundos, com assessoria 27/04/2021 09h09
Associação Comercial pede flexibilização para as atividades do comércio
Reunião da diretoria da Associação Comercial de Maceió - Foto: Assessoria

A diretoria da Associação Comercial de Maceió esteve reunida, nessa segunda-feira (26), com o secretário Rafael Brito (Desenvolvimento Econômico) entregando uma carta assinada por dezenas de entidades do setor produtivo pedindo a flexibilização nas medidas de isolamento social adotadas pelo governo estadual. O novo decreto com as regras para o comércio será editado nesta terça-feira.

A entidade sugeriu mudanças nos horários de funcionamentos:

- Lojas localizadas no bairro do Centro, das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira, e, aos sábados, das 9h às 13h;
- Lojas de rua e galerias, das 10h às 19h, de segunda-feira aos sábados;
- Shopping centers, das 11h às 20h, de segunda-feira a sábado e;
- Bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, das 5h às 22h, de segunda a sábado, e das 5h às 16h, aos domingos, podendo funcionar após esses horários de término, por serviços de entrega e na modalidade “Pegue e Leve”.

O presidente Kennedy Calheiros, reforçou a importância dessa flexibilização e a busca de uma convivência minimamente harmônica entre saúde e economia, certo de que a prioridade sempre será a defesa da vida e a saúde da população. "É preciso alcançar um equilíbrio para não aumentarmos o abismo criado pela Covid com tanto desemprego. Para se ter uma ideia, este mês de abril teremos 15 dias fechados, quando estamos totalmente adequados no distanciamento, higienização e horários", afirmou.

O vice-presidente, Marcos Tavares, relembrou que os dias de funcionamento autorizado correspondem a menos de 40% do faturamento do comércio, pelo que estão operando com déficit superior a 60%, o que, na prática, equivale a um fechamento. O diretor jurídico Alessandro Lemos e o vereador Chico Filho, também participaram do encontro e solicitaram agilidade na análise da proposta de socorro emergencial ao setor produtivo que já foi apresentada pela ACM no início do mês, ao Secretário da Fazenda, George Santoro.