Economia

Auxílio emergencial pode impactar PIB 2021, diz secretário Fabrício Marques

Declaração foi dada durante coletiva à imprensa nesta sexta-feira (30)

30/04/2021 12h12 - Atualizado em 30/04/2021 12h12
Auxílio emergencial pode impactar PIB 2021, diz secretário Fabrício Marques
Secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques - Foto: Felipe Guimarães / 7Segundos

O secretário Fabrício Marques, titular de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) afirmou que o auxílio emergencial, concedido à população alagoana durante a pandemia de Covid-19, terá um impacto no PIB 2021. A declaração foi dada durante coletiva à imprensa que apresentou a estimativa o comportamento econômico de Alagoas no ano de 2020.

"A gente já percebe, por exemplo, que com a suspensão do auxílio emergencial nesse ano as principais atividades econômicas que no ano passado estavam crescendo no último trimestre teve uma grande desaceleração. O auxílio emergencial e a evolução da atividade agropecuária vão dar um tom, de fato, da evolução da economia do estado", enfatizou o secretário.

Dos fatores que vão gerar crescimento no PIB 2021, o secretário elenca a atividade de construção - que representa 1/3 aproximadamente da indústria - e a atividade extrativa. "Na parte da indústria de construção teremos um forte crescimento este ano, com a construção de escolas, creches e estradas. A concessão do saneamento básico da região metropolitana de Maceió, na virada do semestre, também será um fator de crescimento", disse Fabrício Marques.