Hospital Universitário depende da Ufal para manter energia e funcionamento
Dois terços dos contadores do HU são compartilhados com a universidade, que, neste ano, ainda não teve condições de pagar uma conta de luz
                            Após a sanção do Orçamento Geral da União feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que cortou R$ 42 milhões da verba anual da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Hospital Universitário (HU) corre risco de corte de luz em meio à pandemia da Covid-19, uma vez que dois terços dos contadores da unidade de saúde são compartilhados com a Ufal, e a instituição não teve condições de pagar uma conta de energia neste ano.
A informação foi passada pelo reitor da universidade, Josealdo Tonholo, ao portal 7Segundos na quarta-feira (05), que lamentou a atual situação de corte e contingenciamento no orçamento, que, quando comparado ao de 2020, teve uma queda de mais de R$ 100 milhões. Na oportunidade, o professor afirmou que “se faltar sala, a gente dá aula embaixo da mangueira”.
“É possível que o serviço de luz seja suspenso. E é uma grande preocupação nossa. Caso aconteça, vai afetar bastante a saúde, pois temos vários pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em leitos com respirador. Estamos apurando a situação para tentarmos tomar as devidas providências”, lamentou o superintendente do HU, Célio Rodrigues.
Apesar do compartilhamento dos contadores com a Ufal, a parte oncológica funciona de maneira independente, e o resto da energia da unidade de saúde é administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada na época do governo da ex-presidente Dilma Rousseff.
Últimas notícias
            Imagem de terço se forma na água durante batismo de bebê em SC
            PM apreende máscara do Coringa, armas e drogas em ‘estoque’ de facção criminosa
            Atropelamento deixa vítimas com ferimentos graves na cabeça e face em Maceió
            Passagem de empresário é cancelada e ele acaba expulso de voo. Entenda
            A 'babá de milionário' que viralizou expondo curiosa rotina de trabalho
            Exclusivo: cadáver apontado como 'Japinha do CV' é de traficante baiano
Vídeos e noticias mais lidas
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
		