Geral

Mulher ataca vizinhos negros com bilhetes : 'Imundos'

Nutricionista chegou a ser presa dias antes de colar papel em porta após ter ofendido, também com palavras de cunho racista, os vizinhos e ameaçá-los.

Por G1 09/05/2021 16h04 - Atualizado em 09/05/2021 16h04
Mulher ataca vizinhos negros com bilhetes : 'Imundos'
Último papel colado por nutricionista se refere a negros como pessoas de "espíritos imundos" em Santos - Foto: Arquivo Pessoal

Uma mulher foi denunciada por vizinhos após escrever ofensas racistas em Santos, no litoral de São Paulo, contra moradores do condomínio em que vive. A nutricionista, de 56 anos, colou papéis na porta de seu apartamento em que se referia aos negros como pessoas de "espírito imundo" e "escória da sociedade". Ela chegou a ser presa dias antes de colar as mensagens, após ser acusada de ameaçar vizinhas e praticar injúrias raciais, mas pagou fiança e foi solta.

Os papéis da imagem acima foram colados na porta do apartamento da nutricionista neste sábado (8), mas, segundo o zelador do prédio relata em entrevista ao G1, essa não é a primeira vez que a mulher se refere aos negros de forma racista. Ele, inclusive, já registrou boletim contra ela em dezembro de 2020, por ter sofrido injúria racial, e afirma que os xingamentos são frequentes também contra outros moradores e funcionários do condomínio.

Arilton Souza de Carvalho afirma que sofre ataques com frequência por parte da nutricionista no condomínio, localizado no bairro José Menino. "Já faz um tempo que sempre que ela me vê pelo condomínio fazendo meu serviço já muda a cara. Questiona o que estou fazendo e me chama de "negro", "marginal", "preto encardido". Eu tenho até um boletim de ocorrência de um dia que estava saindo do trabalho, quando ela saiu de um táxi, me abordou e me agrediu. Nesse dia ela me ofendeu com diferentes xingamentos. Diversas vezes tentava me tratar como se eu fosse um escravo", conta.

Segundo relata o zelador, em março deste ano, quando tirava o lixo do condomínio, foi ofendido mais uma vez com palavras de cunho racista. "Nesse dia, após me ofender, ela subiu até o apartamento dela e pegou uma garrafa e voltou para ver onde eu estava. Como a moça da portaria disse que não sabia onde eu estava, ela [nutricionista] a xingou e jogou a garrafa no vidro de onde fica a portaria. Foi registrado outro boletim contra ela na ocasião, por injúria e lesão corporal", diz.

Carvalho ainda relata que, por ser negro, é um dos principais alvos dos ataques da mulher. "É humilhante. A gente está no ambiente de trabalho, fazendo nosso serviço honesto e passa por essas situações. Mas tentei ter a postura certa e registrei boletim de ocorrência, porque não podemos aceitar esse tipo de crime calados. Mas, mesmo denunciando, ela segue solta. Então isso faz com que nós [negros] nos sintamos oprimidos e impotentes."

Neste sábado, moradores do condomínio registraram novo boletim de ocorrência contra ela devido às ofensas racistas coladas em suas portas. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que duas mulheres, de 46 e 54 anos, se dirigiram ao DP para fazer o registro dos fatos e foram orientadas quanto ao prazo para representação criminal dos fatos. O caso foi registrado como ameaça, injúria e difamação no 7ºDP de Santos.

Prisão

Na madrugada da última quarta-feira (5), moradoras do condomínio chamaram a polícia e registraram também boletim de ocorrência por injúria racial, dano e ameaça contra a suspeita, no 7º DP de Santos. Na ocasião, ela foi presa em flagrante, mas, após pagar fiança foi liberada.

Na data, uma das vizinhas dela relatou que a nutricionista havia colado em sua porta, assim como na de um outro vizinho papéis com dizeres como "negra vaga*****", "porca", e ainda que "negro quando não faz na entrada faz na saída". As ofensas, além de coladas nas portas das vítimas, conforme relataram à polícia, também estavam espalhados na área comum do condomínio.

Segundo relataram as moradoras no registro da ocorrência, ela teria ainda ameaçado matar duas vizinhas com uma barra de ferro. Segundo as vítimas, a mulher costuma atirar garrafas nos corredores e já as ameaçou de morte.

"Ela só foi presa dessa vez porque desferiu uma barra de ferro na moradora. A vítima ainda conseguiu se desviar e ela acabou ainda se machucando. Mas, ela [nutricionista] fez buracos na porta com a barra. Até pensamos que após as denúncias que fizemos algo iria melhorar, mas a situação só piora", conta o zelador.

O G1 não conseguiu localizar a suspeita até a última atualização desta reportagem.