Ataques deixam ao menos 20 mortos em Gaza durante Dia de Jerusalém
Segundo autoridades de saúde da região, nove crianças estão entre as vítimas.
A tensão entre israelenses e palestinos já deixou ao menos 20 mortos. Ataques na Faixa de Gaza marcam o Dia de Jerusalém, celebrado nesta segunda-feira (10/5).
Segundo autoridades de saúde da região, nove crianças estão entre as vítimas. O número de mortos faz deste um dos dias mais sangrentos de luta em vários anos de conflito.
Pelo menos sete integrantes de uma mesma família, sendo três crianças, foram mortos em uma explosão no norte de Gaza, cujas origens são desconhecidas.
Até o momento, segundo informações do Vermelho Crescente (serviço de resgate da Autoridade Palestina), os conflitos deixaram um saldo de 305 árabes feridos.
Marcha da Bandeira
O motivo do aumento das tensões é a Marcha da Bandeira, evento no qual israelenses nacionalistas celebram o dia em que Israel capturou Jerusalém Oriental da Jordânia, durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Este ano, o evento coincide com o Ramadã, que é o mês sagrado dos muçulmanos.
Durante a marcha, milhares de judeus entram na Cidade Velha de Jerusalém através do Portão de Damasco, dançando, cantando e segurando bandeiras de Israel, numa espécie de provocação aos árabes, ao insinuarem que a cidade é deles.
Tensão
O tenente-coronel israelense, Jonathan Conricus, disse que pelo menos seis dos 45 foguetes disparados de Gaza foram lançados em direção aos arredores de Jerusalém, onde uma casa foi atingida, sem deixar vítimas.
Em discurso, o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, disse que terroristas “cruzaram a linha vermelha” ao promoverem esses disparos e prometeu que o país “responderá com muita força”.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a pedido da Tunísia, deve se reunir ainda nesta segunda-feira para abordar a situação em Jerusalém.
Veja também
Últimas notícias
Caso Tainara: autor de crime responderá por feminicídio consumado
Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Homem é preso suspeito de agredir os próprios pais com chave em Maceió
Jovem é preso após agredir homem com pedaço de madeira em Canapi
Inscrições para o Sisu 2026 começam em 19 de janeiro
Mãe de Bruno, da dupla com Marrone, morre na noite de Natal
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
