Zona da Mata

Irregularidades em abatedouros de União dos Palmares e Santana do Mundaú serão investigadas

Investigação será comandada pelo MPE após o recebimento de denúncias

Por 7Segundos, com MPE 18/05/2021 15h03
Irregularidades em abatedouros de União dos Palmares e Santana do Mundaú serão investigadas
Cidade de União dos Palmares, localizada na Zona da Mata alagoana - Foto: Reprodução

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) irá investigar irregularidades no abate de animais nas cidades de União dos Palmares e Santana do Mundaú. Denúncias apontam que procedimento ocorre fora dos parâmetros defendidos pela vigilância sanitária, o que pode acarretar em danos ambientais e na saúde da população.

A promotora de Justiça, Ana Cecília Dantas, afirma que o assunto deve ter atenção especial vista a possibilidade de riscos e consequências pela falta de qualidade da alimentação humana.

“Há uma lei para ser aprovada, na Assembleia Legislativa, a qual permitirá que a atribuição saia do governo federal para o estadual, e acreditamos que isso vá favorecer no tocante às inspeções que são indispensáveis para a segurança dos munícipes e também para evitar agressão ao meio ambiente. Recebemos várias informações, dos dois municípios, alegando que o processo estava ocorrendo de forma irregular e é preciso que tomemos uma atitude para evitar contratempos na vida das pessoas. Com esse procedimento administrativo instaurado, o Ministério Público de Alagoas promoverá o acompanhamento e cobrará das autoridades uma resposta satisfatória”, afirma a promotora Ana Cecília.

O Procedimento Administrativo irá acompanhar as práticas de abate de animais para o consumo humano nos municípios, além de fiscalizar e promover a política pública de segurança alimentar, assim como a defesa do meio ambiente.