Acidentes

Samu já atendeu 2.500 ocorrências de acidentes de trânsito em 2021

Número são referentes ao 1º quadrimestre deste ano

Por Assessoria 28/05/2021 09h09
Samu já atendeu 2.500 ocorrências de acidentes de trânsito em 2021
Vítima de acidente de trânsito é socorrida pelo Serviço Aeromédico devido à gravidade dos ferimentos - Foto: Assessoria

Os acidentes de trânsito estão entre os principais tipos de ocorrências atendidas diariamente pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas. Somente nos quatro primeiros meses de 2021, as Centrais de Regulação do órgão, localizadas nos municípios de Maceió e Arapiraca, atenderam 24.647 ocorrências, sendo que, desse total, 2.502 assistências foram relacionadas às vítimas de sinistros de trânsito. Esse número representa 10,16% dos atendimentos pré-hospitalares realizados pelo Samu no quadrimestre.

As principais ocorrências de acidentes de trânsito atendidas pelos socorristas do Samu Alagoas envolvem colisões entre carros, colisões entre carros e motocicletas, colisões entre motocicletas, quedas de motocicletas, colisões entre carros e caminhões, além de atropelamentos. Mas o que fazer quando um indivíduo presenciar ou se envolver em algum tipo de sinistro de trânsito?

A primeira atitude que o cidadão deve ter é acionar o Samu através do número 192. Nesse primeiro contato é extremamente importante que o solicitante informe a localização da ocorrência e repasse as informações básicas do acidente ao médico regulador. Caso possível, é recomendado também que a via seja sinalizada para evitar que novos acidentes aconteçam.

“Direto da Central de Regulação, o médico regulador de plantão fará perguntas simples e rápidas ao solicitante para saber a quantidade de vítimas envolvidas no acidente, se o paciente está acordado ou inconsciente, se apresenta sangramento ou se possui algum tipo de deformidade nos membros, o que pode indicar fraturas. Após essa avaliação rápida, será definido o quantitativo e o melhor tipo de recurso que será enviado para atender a ocorrência. A depender da gravidade do acidente, podem ser liberadas as equipes do Serviço de Motolância, as USBs [Unidades de Suporte Básico], as USAs [Unidades de Suporte Avançado] ou o helicóptero do Serviço Aeromédico”, explica a coordenadora médica da Central Maceió do Samu Alagoas, Martha Valente.

Caso possível, é recomendado também que a via seja sinalizada para evitar que novos acidentes aconteçam. Sobre a abordagem às vítimas envolvidas em sinistros entre veículos, a médica orienta sobre o que não fazer enquanto a população aguarda a chegada dos socorristas do Samu. “É fundamental deixar claro que, em hipótese alguma, a população deve mexer no paciente e muito menos fazer a remoção do mesmo de dentro do veículo. Caso as técnicas de salvamento corretas não sejam utilizadas durante esse processo, a situação do trauma da vítima pode se agravar, causando novas lesões e até mesmo levar o paciente a óbito”, reforça.

Acidentes com motociclistas – Caso o acidente de trânsito envolva pedestres ou motociclistas, a médica Martha Valente reforça algumas recomendações. “Enquanto as equipes do Samu estão se deslocando ao local do acidente para prestar a assistência pré-hospitalar necessária, orientamos, ainda, que os populares deixem o paciente na posição em que caiu e o proteja do sol ou da chuva. E caso a vítima seja motociclista, jamais tentar retirar o capacete, pois essa atitude pode causar lesões irreversíveis na região cervical”, ressalta.

A servidora pública Juliana Vasconcelos, foi vítima de um acidente de trânsito em 2019, quando saia de um supermercado localizado na parte baixa de Maceió, e foi atendida pelos socorristas do Samu. “No momento em que eu e meu esposo estávamos acabando de sair de moto de um supermercado, um carro parou repentinamente e abriu a porta de forma brusca. Como tudo aconteceu de maneira muito rápida, não tivemos como frear a tempo e acabamos colidindo contra o veículo”, relata.

A servidora relembra, ainda, a agilidade no tempo resposta e os cuidados pré-hospitalares recebidos enquanto era atendida pelos socorristas do Samu Alagoas. “A minha perna esquerda recebeu todo o impacto da colisão. Após ser acionada por populares que passavam pela região, a equipe do Samu Alagoas chegou ao local muito rapidamente e fez toda a avaliação. Em seguida, fui imobilizada, colocada na ambulância e transferida para a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] do Trapiche, onde passei por uma bateria de exames. Graças a Deus deu tudo certo e eu não tive nenhum tipo de sequela. Só tenho a agradecer aos profissionais do Samu pelo atendimento de qualidade”, destaca.

Conscientização
– Visando chamar a atenção sobre a necessidade do respeito às leis de trânsito, a campanha do Maio Amarelo acontece anualmente para conscientizar a população em relação à valorização da vida. “O Maio Amarelo é realizado justamente para reforçar que o trânsito é feito por todos. E, por isso, é urgente e extremamente importante que os condutores, e motociclistas obedeçam às leis estipuladas pelo Código de Trânsito Brasileiro [CTB], respeitem as sinalizações e os limites de velocidade estabelecidos nas vias, utilizem os equipamentos de segurança de forma adequada, a exemplo dos cintos de segurança e capacetes, e, acima de tudo, evitem ingerir bebidas alcoólicas ao dirigir. Com a responsabilidade de todos conseguiremos construir um trânsito mais humano e seguro, reduziremos os números de acidentes nas ruas e, consequentemente, diminuiremos os atendimentos de urgência feitos pelo Samu para esse tipo de ocorrência”, salienta a médica e supervisora geral do Samu Alagoas, Josileide Costa.