Religião

Confira a programação de Corpus Christi na Arquidiocese de Maceió

Além do protocolo sanitário devido a pandemia da covid-19, não ocorrerão as tradicionais procissões

Por 7Segundos 02/06/2021 09h09
Confira a programação de Corpus Christi na Arquidiocese de Maceió
Solenidade de Corpus Christi ocorrerá com restrições - Foto: Assessoria

Diferente do ano passado, as igrejas católicas irão abrir as suas portas, mesmo com a quantidade reduzida para celebrar a solenidade de Corpus Christi nesta quinta-feira (03).

Além do protocolo sanitário devido a pandemia da covid-19, não ocorrerão as tradicionais procissões, com os tapetes confeccionados pelos fiéis.

Na Catedral Metropolitana de Maceió a programação inicia às 6h com a primeira celebração, em seguida, às 9h, acontece a missa solene. O dia continha com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da bênção às 15h30 e a última celebração eucarística às 16h.

Festa de Corpus Christi

A festa de Corpus Christi remete século XIII. No ano de 1264, o Papa Urbano IV estendeu esta solenidade para toda a igreja. Neste mesmo período surgiu também a procissão com o ostensório (que carrega o Corpo de Cristo), por ruas enfeitadas nas cidades e aldeias. Os tapetes confeccionados expressam a fé e o amor do povo cristão por Jesus que volta a passar pelas ruas das cidades e lugarejos. É realizada, a Solenidade, na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, consta de uma grande missa, seguida da procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A Santa Missa é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da terra prometida e a adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo é um dos gestos mais profundos de comunhão que podemos estabelecer com Cristo.